quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PMA comemorará o Dia da Árvore com tombamento de espécies arbóreas

Cajueiro, uma das árvores que receberá o título de Patrimônio Natural. 

Programação que será realizada em
comemoração ao Dia da Árvore 
Arte: Edilaine Gois

Publicado originalmente no site da PMA, em 20/09/2017.

Prefeitura comemorará o Dia da Árvore com tombamento de espécies arbóreas

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto à importância ecológica das árvores no ambiente urbano e a necessidade de conservá-las para melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema, realizará um evento comemorativo nesta quinta-feira, 21, em alusão ao Dia da Árvore, também comemorado nesta data. O evento será realizado na Praça dos Nacionalistas, bairro Inácio Barbosa. O início da programação se dará às 15h e conta com algumas ações.

Tombamento de Árvores

Será realizado o registro de tombamento de duas árvores situadas no bairro Inácio Barbosa. São elas: um cajueiro (que fica na praça Monteiro Lobato, próximo ao bar e restaurante Confraria dos Cajueiros) e uma mangueira (localizada na Praça dos Nacionalistas, ao lado do Albar Restaurante). Elas receberão o título de Patrimônio Natural de Aracaju.

A iniciativa para o tombamento dessas árvores, de acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Cesar Viana, se deu pelo objetivo de oferecer uma garantia a mais de proteção para aqueles indivíduos arbóreos. “Ter um decreto que garanta que essas árvores possuem uma importância histórica para o local é o reconhecimento ambiental e patrimonial oferecido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria do Meio Ambiente. É nítida a sua relevância ambiental para toda a nossa capital e, principalmente, para os moradores do bairro Inácio Barbosa”, declara.

Caminhada Ecológica

A caminhada ecológica é uma proposta que visa levar crianças, na faixa dos 10 aos 12 anos, alunos de escolas municipais de Aracaju e de escolas particulares, a fim de realizar uma caminhada ambiental pelo bairro Inácio Barbosa, por se tratar de um local arborizado e, desta maneira, ter uma relevância positiva para o meio ambiente de Aracaju.  Sendo assim, os participantes sentirão o clima do ambiente arborizado e perceberão quantos benefícios uma árvore traz para o ambiente urbano.

“Desejamos trazer um pouco para as crianças esse pensar crítico da importância em ter uma árvore na cidade, um ambiente arborizado como um todo”, garante a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.

Peça Teatral e Coral da Sema

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), por meio do setor de Educação Ambiental, realizará uma esquete teatral para trabalhar, de forma lúdica, a temática da árvore dentro do ambiente urbano, trazendo para os presentes, um pensamento crítico sobre a importância da arborização na nossa capital. Já o Coral da Sema, formado por servidores e colaboradores do Órgão, apresentará canções de cunho ambiental, a fim de fomentar a proposta do evento.

Plantio de Mudas

Mudas serão plantadas durante o evento. Algumas nativas da mata Atlântica, como o pau-brasil; e frutíferas, como a o araçá, a pitomba e a castanheira do Maranhão. De acordo com o assessor técnico da Sema, Vítor Melo, a escolha dessas espécies se deu pelo fato de o pau-brasil ser uma árvore símbolo da origem brasileira, já as frutíferas por serem propícias ao plantio no local.

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário