quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Celebração a Cosme e Damião segue até 25 de outubro

Santos médicos realizavam consultas gratuitas, 
principalmente às crianças 
Ilustração: arquivo Portal Infonet.

Na data, é tradição distribuir doces às crianças.
Foto: Pixabay.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 27/09/2017.

Celebração a Cosme e Damião segue até 25 de outubro

Durante a comemoração, é comum a distribuição de alimentos

Religiões de matrizes africanas começam, nesta quarta-feira, 27, as comemorações a Cosme e Damião. A data foi celebrada ontem, 26, pela Igreja Católica. Segundo a crença dos religiosos, os santos gêmeos eram médicos que realizavam consultas gratuitas e cura, atendendo principalmente a crianças. Durante a comemoração, é comum a distribuição de alimentos como caruru e doces.

De acordo com Fábio Maurício Santos, dirigente espiritual do Centro de Umbanda Caboclo Tupy, o ato de oferecer doces às crianças era praticado pelos próprios santos. “Como trabalhavam pela cura das enfermidades do corpo, geralmente para as crianças permitirem esses cuidados, eram ofertados doces”, explica.

Outra explicação para a tradição está ligada à Lei do Ventre Livre, que foi promulgada no dia 28 de setembro de 1871. “A tradição é muito antiga. Segundo alguns historiadores, aqui no Brasil, há ligação com a Lei do Ventre Livre. Durante a comemoração da data, as crianças recebiam água com açúcar e comidas típicas, como o caruru, como um ato de agradecimento", acrescenta.

“Para a Umbanda, esses espíritos são grandes mestres de cura espiritual e também do corpo físico, representam a pureza, alegria e a simplicidade de viver”, ressalta Fábio Maurício. Segundo o dirigente espiritual, no Centro Caboclo Tupy, o período é comemorado com a visitação a orfanatos e creches. A comemoração aos santos segue até o dia 25 de outubro.

por Jéssica França.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário