quarta-feira, 24 de junho de 2020

Forró Caju em Casa contempla releituras da obra de Luiz Gonzaga


Publicado originalmente no site do JORNAL DA CIDADE, em 23 de junho de 2020

Forró Caju em Casa contempla releituras da obra de Luiz Gonzaga

O novo formato do evento, idealizado para fomentar o cenário artístico musical aracajuano, bastante afetado pela pandemia de covid-19

O Forró Caju em Casa inicia nesta terça-feira, dia 23, e artistas e bandas sergipanas estão gravando suas apresentações, que serão exibidas, em formatos de lives, no canal da Prefeitura de Aracaju no YouTube - youtube.com/user/eajucom -, ao longo de sete dias. O novo formato do evento, idealizado para fomentar o cenário artístico musical aracajuano, bastante afetado pela pandemia de covid-19.

As 45 atrações que compõem a programação do evento, selecionadas por meio edital emergencial formulado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), estão distribuídas em cinco categorias, como a Releituras do Mestre Gonzaga, na qual participarão artistas como o cantor Valter Nogueira; a dupla Nino Karvan e Alberto Silveira; e a banda Forró Maturi, que elogiaram a iniciativa da Prefeitura e se preparam para dar um toque pessoal nas canções do Rei do Baião.

Lucas Nascimento ou simplesmente Lukinha é sanfoneiro da banda Forró Maturi. Formado em Economia, o artista sempre gostou de música e em 2010 iniciou sua carreira musical na Orquestra Sinfônica de Sergipe, e no ano seguinte ingressou na Maturi. Para ele a sanfona é versátil, simples e representa bem o forró. No Forró Caju em Casa sua sanfona será utilizada para reviver as canções de Luiz Gonzaga.

“Luiz Gonzaga é o rei do forró do Nordeste. Todos nós artistas temos um pouco dele. Nossa banda toca muitas músicas dele e não íamos perder essa oportunidade”, ressalta Lukinha Nascimento. “Além disso, teremos um portfólio que só vem para somar e nos motivar ainda mais, pois é a nossa identidade e a nossa história que ficará gravada. A Prefeitura de Aracaju está de parabéns por realizar o evento deste ano somente com artistas da terra. Ficará marcado na história”, destacou.

O cantor Nino Karvan, que se apresentará junto ao músico Alberto Silveira, tem a mesma opinião. Natural de Simão Dias, região Centro Sul de Sergipe, com 30 anos dedicados à música, o artista possui quatro discos lançados e canta na banda Anavantou (formada por sergipanos e belgas) com músicas tradicionais de Sergipe e da Europa. Com a experiência de quem participou de dez edições do Forró Caju, neste ano, mesmo com apresentações gravadas em estúdio em razão da pandemia, ele garante estar preparado para ajudar a manter a tradição.

“Já estamos trabalhando há um ano e meio com as músicas de Gonzagão, portanto estamos bem preparados, o repertório está afiado, e esperamos que o público goste. Claro que queríamos cantar em um palco, mas as circunstâncias atuais não permitem, então vamos aproveitar essa boa oportunidade que a Prefeitura está nos dando que merece todo o reconhecimento”, elogia Nino.

Também presente na programação do Forró Caju em Casa, o cantor Valter Nogueira conta que sempre quis que o evento fosse realizado somente com artistas sergipanos. Natural de Simão Dias, com 48 anos de carreira, filho de músico, três CDs e um DVD gravados, o artista diz que o evento lhe proporciona apenas a oportunidade de mostrar seu trabalho, mas de ficar conhecido perante o público local.

“É maravilhoso quando você chega em outro local e pode falar com segurança que é conhecido em seu estado, em sua terra. Tanto a apresentação quanto o portfólio que vamos adquirir após o evento, é fundamental para nos tornarmos mais conhecidos aqui em Sergipe e sermos mais valorizados”, ressalta.

Além de Lukinha Nascimento, da dupla Nino Karvan e Alberto Silveira, e do cantor Valter Nogueira, o trio Forró Trêm Baum completa a programação na categoria Releituras do Mestre Gonzaga.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário