quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I




A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I (UTE) está localizada em Barra dos Coqueiros e é responsável por converter gás natural liquefeito em energia elétrica. Com utilização de tecnologia de ponta, a construção da usina foi conduzida pela General Electric (GE) e contempla 3 turbinas a gás e 1 turbina a vapor em ciclo combinado, isto é, aproveitando os gases de exaustão das turbinas a gás na geração de vapor em caldeiras de recuperação e posterior uso na turbina a vapor, além de gerar recuperação de calor.

O EMPREENDIMENTO É COMPOSTO POR TRÊS GRANDES OBRAS

Porto de Sergipe I, com capacidade para gerar até 15% da energia consumida no Nordeste, localizada no município de Barra dos Coqueiros, na região da Grande Aracaju...

Com uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural, sistema de ancoragem e gasoduto, localizada em alto-mar a 6,5 quilômetros da UTE.

São 500 quilovolts com 33 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, para levar a energia gerada na UTE até a Subestação Jardim e de lá transmitir através do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Texto e imagens reproduzidos do site: ebrasilenergia.com.br

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no site DESTAQUE NOTÍCIAS, em 1 de junho de 2022.

    Celse, em Sergipe, é vendida por R$ 6,1 bi.

    A Eneva adquiriu 100% de participação na Usina Termelétrica Porto de Sergipe.

    A Eneva assinou o contrato para aquisição da Centrais Elétricas de Sergipe Participações S.A (Celsepar) junto à New Fortress Energy e à Ebrasil por R$ 6,1 bilhões. Pelo acordo, a companhia adquiriu 100% de participação na Usina Termelétrica Porto de Sergipe (1,593 GW), em Barra dos Coqueiros (SE), e garante acesso à infraestrutura de importação de gás natural liquefeito (GNL).

    Como parte da transação, a Eneva incorpora ao portfólio, também, os direitos de expansão da termelétrica e 100% da Centrais Elétricas Barra dos Coqueiros S.A. (Cebarra) – o que representa uma carteira adicional de 3,2 GW de projetos de expansão adjacentes à usina.

    A aquisição da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) representará uma expansão imediata de 66% na capacidade contratada de geração a gás natural da Eneva, para cerca de 3,9 GW. Além disso, garante acesso à infraestrutura de importação de gás, para os planos da empresa de se consolidar como uma comercializadora.
    A ampliação do parque termelétrico a gás é um dos vetores de crescimento da empresa em seu plano estratégico, cuja direção é consolidar a Eneva como uma companhia integrada de energia. A companhia possui, hoje, 3,7 GW contratados, dos quais 2,34 GW são termelétricas a gás — o restante do parque é composto por usinas de energia solar e a carvão.

    Fonte:Portal epbr

    Texto reproduzido do site: destaquenoticias.com.br

    ResponderExcluir