terça-feira, 31 de maio de 2022

Maria Feliciana recebe homenagem do Museu da Gente Sergipana

Publicado originalmente no site F5 NEWS, em 30 de maio de 2022  

Maria Feliciana recebe homenagem do Museu da Gente Sergipana

A Rainha da Altura foi imortalizada com uma estátua em seu tamanho real: 2,25m  

Cotidiano | Por Antonio Cardoso     

Maria Feliciana recebeu uma homenagem pelos seus 76 anos: uma estátua em tamanho real na frente do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. A "Rainha da Altura", como já chegou a ser chamada,  foi recebida com bolo e celebração nesta segunda-feira (30). 

A estátua tem 2,25 metros de altura - como a homenageada - e chama a atenção da mesma forma que Feliciana se tornou um ícone no país não só por sua estatura muito acima da média, mas também por seu carisma. O artista Elias Santos foi responsável pela obra exposta na fachada do museu, na avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju.

De acordo com o museu, Maria Feliciana está com a saúde estável, vacinada e utiliza uma cama hospitalar por limitações de mobilidade. Além da doação da maca, o Grupo Banese tem contribuído para suprir algumas das necessidades da sergipana. 

A mulher mais alta do mundo 

Considerada por décadas como a mulher mais alta do mundo, Maria Feliciana nasceu em 1946 no município sergipano de Amparo do São Francisco. Ela é descendente de uma família marcada pela altura. Seu pai, Antônio Tintino da Silva, tinha 2,40m, sua avó paterna, 2,30m.

Até seus 16 anos, Feliciana teve um crescimento considerado normal e a partir dessa idade cresceu de forma desproporcional, chegando a medir 2,25m. 

Outro importante reconhecimento dedicado à sergipana ao longo de sua vida foi o apelido dado ao prédio mais alto de Sergipe e sede do Banese, o Edifício Estado de Sergipe, que passou a ser popularmente conhecido como Edifício Maria Feliciana.

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário