segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Duas árvores de Aracaju são patrimônios históricos

A mangueira tem mais de 100 anos de idade

Legenda da foto: O cajueiro empresta a sua sombra ao tradicional Bar da Confraria

Artigo compartilhado do site DESTAQUE NOTÍCIAS, de 17 de dezembro de 2023

Duas árvores de Aracaju são patrimônios históricos

O cajueiro e a mangueira localizados, respectivamente, nas Praças Monteiro Lobato e dos Nacionalistas, no conjunto residencial Ignácio Carbosa são considerados patrimônio histórico de Aracaju. O tombamento das duas árvores aconteceu em 2017 quando na gestão anterior de Edvaldo Nogueira (PDT), atual prefeito da capital sergipana.

A iniciativa para o tombamento dessas duas árvores se deu objetivando oferecer uma garantia a mais de proteção para aqueles indivíduos arbóreos. Ter um decreto que garanta que à mangueira e ao cajueiro possuem uma importância histórica para o local é o reconhecimento ambiental e patrimonial oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria do Meio Ambiente. É nítida a sua relevância ambiental para toda a nossa capital e, principalmente, para os moradores do bairro Inácio Barbosa.

A mangueira, de acordo com moradores mais antigos da região, tem mais de 100 anos de idade, enquanto o cajueiro deve ter cerca de 70. A primeira árvore faz uma generosa sombra no bar de Angélica, antiga moradora do Ignácio Barbosa. A empresária conta que na época de “seo Ferreirinha”, pai dela, a copa da mangueira era muito maior do que é hoje. Já o cajueiro empresta a sua sombra ao tradicional Bar da Confraria.

Texto e imagens reproduzidos do site: www destaquenoticias com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário