segunda-feira, 16 de maio de 2016

“Meu Papagaio (Minha Terra É Sergipe)”.


“Meu Papagaio (Minha Terra É Sergipe)”.

Canção tradicional do folclore sergipano e conhecida por, virtualmente, todos os sergipanos, muito disso em virtude do seu uso como encerramento diário das transmissões da TV Atalaia. Verdade seja dita, foi graças a ininterrupta transmissão desse vídeo que a canção deve boa parte de sua popularidade atual. Verdadeiro hino popular e não oficial do estado, é um perfeito símbolo da Sergipanidade. Não só por representar esse sentimento de pertencimento (através dos versos “Minha terra é Sergipe/Em outra terra eu não fico), mas também por personificar o momento atual de quase completo abandono do orgulho de sergipano através do desconhecimento de nossa história, costume e valores. Explico: apesar de seus versos bem conhecidos, o acesso a informações a respeito de sua autoria é praticamente nenhum. Nenhuma autoria, nenhum histórico, nenhum dado relevante.

Mesmo depois de uma busca exaustiva na internet, consegui parcas informações, algumas delas claramente equivocadas, como a que estabelece sua autoria à dupla Antonio Rogério e Chiko Queiroga, quando na realidade ela é uma canção do folclore sergipano, parte integrante do repertório do Grupo de Bacarmateiros do Povoado Aguada, como vimos acima. Infelizmente não tive tempo de expandir minha busca em outras fontes além da internet, como em bibliotecas por exemplo. Mas acredito que a situação seja bem similar.

Mesmo tão icônica, “Meu Papagaio” é um exemplo real da Sergipanidade e do esquecimento desse sentimento por parte dos sergipanos. E, com esse post, faço minha tentativa de mudar esse quadro, para que uma história e cultura tão interessante e rica não se perca assim tão facilmente.

A seguir, vídeo com o encerramento da TV Atalaia,
na versão que ajudou a popularizar a canção:

Texto reproduzido do blog: habeasmentem.wordpress.com
De: Humberto Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário