segunda-feira, 13 de abril de 2020

Ah, que falta nos fará o amigo Estácio Bahia Guimarães!

Foto:Jornal da Cidade e postada pelo blog

Texto publicado originalmente no site JLPOLÍTICA, em 09 de Abril de 2020

Opinião - Ah, que falta nos fará o amigo Estácio Bahia Guimarães!

Por Simpliciano Fontes* (Da Coluna Aparte)

Você, meu caro leitor, precisava ter tempo para ouvir os papos longos de Estácio Bahia Guimarães, o escritor falecido nesta quinta-feira, 9. Eu tive.

Diversas vezes eu me encontrava com ele no Calçadão da 13 de Julho e caminhávamos juntos, conversando longamente.

Certa vez, como meu tempo era curtíssimo, usei da estratégia de passar por ele correndo, dando um salve de soslaio. Estácio Bahia Guimarães ficou impressionado com a minha disposição física.

Como tínhamos idades próximas, se sentiu deprimido com a comparação que lhe veio à mente entre nós dois, fisicamente.

O amigo Estácio Bahia Guimarães caminhava cadenciado e tinha até tempo para recitar seus poemas - cá pra nós, muito bons e cheios de vida e de um ótimo lirismo.

No dia seguinte, encontrando-se com Thiago, meu filho, de quem era amigo, indagou curioso: “Thiago, quantos anos tem mesmo o Simpliciano?”. Thiago responde que eram 70.

Estácio tinha 73. Ele prossegue a conversa: “Rapaz, o cara está em forma! Passou ontem por mim no Calçadão correndo, parecia um foguete”.

Thiago, sem entender a observação, me telefona preocupado com minha saúde, até porque não sabia o que se passava, pois eu nunca foi adepto de corrida.

Esclareci que foi uma corrida de Estácio, por pura falta de tempo naquele dia em acompanhá-lo em seu bom papo, face a compromissos profissionais. Hoje, por certo, eu optaria pelo papo e pela poesia de Estácio Bahia Guimarães.

Conforta-me e a muito mais gente a sua produção literária, imortal que é, para quando quisermos a sua agradável companhia. Grande figura, nosso Estácio!

* É ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho e advogado na ativa.

Texto reproduzido do site: jlpolitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário