sábado, 31 de dezembro de 2022

Prefeitura da Barra dos Coqueiros inaugura seu primeiro Mercado Municipal

Publicação compartilhada do site JLPOLÍTICA, de 29 de dezembro de 2022

Prefeitura da Barra dos Coqueiros inaugura seu primeiro Mercado Municipal 

Foram investidos quase R$ 1,5 milhão para construção do mercado na Barra

Coluna APARTE (JLPolítica)

Com 69 anos de história, a Barra dos Coqueiros ganhou, oficialmente, nesta quinta-feira, 29, o seu primeiro mercado público municipal – uma obra para dar mais dignidade aos feirantes e consumidores. 

A Prefeitura da Barra dos Coqueiros realizou nesta quinta a solenidade de entrega do mercado, que ganhou o nome Vereador Zé de Sate. A obra, erguida no local onde antes funcionava a feirinha, eterniza o nome do saudoso José Pereira dos Santos, o Zé de Sate. 

Com investimento de quase R$ 1,5 milhão, o mercado possui uma estrutura moderna, com ilhas, lojas e box com bancas padronizadas para comercialização de verduras, legumes, frutas, carnes bovinas, aves, pescados, mariscos, grãos e cereais, comidas típicas, além de produtos de utilidade doméstica e eletrônicos. A obra inclui ainda salas administrativas e estacionamento para carros, motos e veículos pesados.

"Para encerrar o ano em grande estilo, nós estamos presenteando os barra-coqueirenses e turistas com esse mercado que conta com uma estrutura moderna. A partir de agora, as pessoas poderão realizar as suas compras com mais conforto, e não mais expostas ao sol como era até pouco tempo atrás. Esse mercado construído e entregue na nossa gestão reafirma o compromisso que nós temos com o povo", destacou o prefeito Alberto Macedo.

A obra foi aprovada por comerciantes. "Antes, aqui era tudo de lona, era um mangue, uma favela. Trabalhávamos numa banca de madeira com uma lona e não tinha banheiro. Há 27 anos que eu trabalhava nessas condições. Agora, está bem melhor, tem um espaço ótimo, tem onde eu guardar as coisas e tem banheiro", comemorou a feirante, Kátia Nascimento.

O também feirante, Valdemir Ferreira, contou que enfrentava dificuldade porque necessitava organizar a estrutura diariamente.  "Nós tínhamos que montar e desmontar as lonas todos os dias. Foi essa luta por mais de 25 anos, agora, a situação é outra. Agradeço primeiro a Deus e segundo à administração do prefeito Alberto", disse.

"Estou feliz porque fizeram o mercado e agora as pessoas sairão das ruas. Hoje dá gosto de ver um espaço desse. É amplo e confortável. Está aprovado", relata a vendedora, Aparecida Rodrigues.

FUNCIONAMENTO - O Mercado Público Municipal Zé de Sate entrará em funcionamento a partir do dia 3 de janeiro de 2023, das 6h às 17h.

HOMENAGEADO – José Pereira dos Santos, o Zé de Sate, nasceu em 1931, na cidade de Santo Amaro das Brotas e se mudou para a Barra dos Coqueiros na década de 1950. Zé começou a comercializar coco e depois entrou na área pública, virando político - seguindo os passos do sogro, que já foi vereador no município. 

Em um novo pleito, Zé de Sate foi candidato a vice-prefeito e venceu, mas não assumiu o mandato. Com o falecimento do prefeito eleito, ele não se sentiu confortável em assumir o cargo de chefe do executivo da Barra e abdicou. 

Zé de Sate atuou na comercialização de coco, frutas, e ampliou o seu trabalho na área da agricultura. Faleceu no dia 26 de novembro deste ano, deixando três filhos – Silvana, Solange e Gilson dos Anjos, ex-prefeito da Barra; e três netos –Eric, Felipe e Lucas, sendo o último, atualmente, vereador do município.

Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário