terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Ano do Centenário de Carlos Gomes de Carvalho Leite: 20/02/1923 - 20/02/2023

Artigo compartilhado do Facebook/Miguel Lessa, de 20 de janeiro de 2023

Ano do Centenário de Carlos Gomes de Carvalho Leite: 20/02/1923 - 20/02/2023

Em 20 de fevereiro de 1923 nascia Carlos Gomes de Carvalho Leite, filho mais novo de Dr. Leonardo Gomes de Carvalho Leite e Dona Maria Delmira de Faria Leite.

Carlinhos como era chamado por seus irmãos nasceu e foi criado numa grande família, tão grande que já nascera tendo alguns sobrinhos e sobrinhas. 

Como se dizia antigamente, foi a raspa do tacho, pois sua mãe já o teve com seus 44 anos de idade e seu pai às vésperas de completar 50 anos. Pois sim, o Dr. Leonardo Gomes de Carvalho Leite completa neste ano de 2023 os seu 150 anos, pois este nasceu aos idos dos anos de 1873.

Apesar de ser a raspa do tacho, teve uma vida mais duradoura que seus pais. Dona Marocas, como era conhecida sua mãe, morreu aos 60 anos e seu pai aos 80 anos, já o caçula da família chegou aos 94 anos, falecendo de em 2017.

Carlos Gomes de Carvalho Leite, Dr. Carlos para uns, Professor Carlos para outros ou simplesmente Carlinhos para muitos, foi uma criança feliz e essa felicidade está descrita em seu livro "Memórias de Infância", um adolescente responsável com suas obrigações e um homem digno, respeitoso e temente à Deus. 

No pós guerra foi cursar direito na faculdade de direito em Maceió onde conheceu sua futura consorte. 

Casou-se com D. Maria Luiza Lessa de Carvalho Leite com quem teve dois filhos, Luiz Leonardo Gomes de Carvalho Leite e Miguel Carlos Lessa de Carvalho Leite, convivendo com a esposa por quase 57 anos até o falecido desta em 2007.

Por onde passou foi respeitado e adorado por seus pares da justiça ou por seus alunos. 

Depois de passar 10 anos longe de sua querida esposa na resistiu as saudades e atirou-se de volta aos braços da amada que o esperava saudosa na casa do Pai. 

No momento de sua partida só lhe faltou o ar tão necessário para vida, uma simples parada cardiorrespiratória. Assim como Deus lhe deu Ele tirou.

De resto nada lhe faltou e nesse momento em que festejamos seu centenário, quero agradecer todo o carinho que os patentes lhe deram em vida, agradeço aos verdadeiros amigos, aos eternos alunos e por fim agradecer a alguns estranhos que cuidaram com dedicação e carinho nos seus últimos anos de vida, estranhos que marcaram sua passagem e que hoje consideramos parte da família. 

Procurei não citar nomes para não ser ingrato com alguém. 

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Miguel Lessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário