quarta-feira, 26 de abril de 2023

Escritora Lúcia Marques lançará novo livro no Museu da Gente

Publicação compartilhada do Portal INFONET, de 25 de abril de 2023 

Escritora Lúcia Marques lançará novo livro no Museu da Gente

A escritora e presidente da Academia Maruinense de Letras e Artes, (AMLA), Lúcia Marques, lançará o livro ‘Luzes de uma Caminhada’ em comemoração aos 40 anos de sua trajetória como pesquisadora. A solenidade será nesta quarta-feira, (26), às 17h, no Museu da Gente Sergipana, no Centro da capital sergipana.

“O livro Luzes de uma Caminhada vem coroar quatro décadas de pesquisas, de dedicação aos livros, à pesquisa historiográfica, sobre Maruim, a Educação e sobre o Meio Ambiente – que foi meu primeiro trabalho publicado em 1983 pela Universidade Federal de Pernambuco – É uma trajetória que me deixa muito honrada e, eu tinha que partilhar isso com os amigos e conterrâneos de Maruim, após ter publicado dezesseis trabalhos e, este décimo sétimo, puder contar como foram feitas essas pesquisas.

É um trabalho que serve de Testemunho a Deus, por tantas bênçãos, por tantas pessoas maravilhosas que cruzaram no meu caminho, em primeiro lugar minha família. O meu pai que me incentivou a estudar Maruim e, que mais tarde, me tornaria uma pesquisadora. Trago também, a satisfação do trabalho servir de estímulo para os estudantes e inspirar coragem de mostrar a realidade como ela é. É um trabalho que mostra com clareza toda a verdade, os fatos de uma menina pobre do interior, que não tinha livros em casa, mas tinha um amor imenso pela história do seu povo”, explicou a escritora Lúcia.

“É um projeto de vida! Culmino minha trajetória com as bênçãos de Deus e mostrando as pessoas que Deus colocou na minha vida que eu as chamo de anjos”, revelou Marques.

Outras obras

Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade (1994)

Rosário do Catete (2000)

Sergipe Panorâmico 1ª Edição  (2002)

Sergipe Panorâmico 2ª Edição (2009)

Caminhos da Capital:150 motivos para viver as ruas de Aracaju (2007)

Educadores de Sergipe à luz da República (1911-1971): (re) construindo trajetórias (2017)

Maroim (1836 – 1891) (2019)

Retalhos de Infância (2019)

Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 200 anos da Independência de Sergipe e aos 166 anos do Aniversário da Emancipação Política de Maruim (2020)

I Antologia da Academia Maruinense de Letras e Artes (2021)

Sergipe Panorâmico 3ª Edição (2021)

Perfil

Professora, bióloga e pesquisadora em história, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva desde cedo foi motivada pelo pai a olhar a terra natal com os olhos da alma e, mais tarde, o Estado de Sergipe, em parceria com o professor Jouberto Uchôa de Mendonça. Nasceu na cidade de Maruim em 7 de março de 1950. Filha de Julieta Marques Cruz e do barbeiro Adalberto Cruz, de quem herdou o gosto pela pesquisa historiográfica.

Serviço

Lançamento do livro ‘Luzes de uma Caminhada’ de Maria Lúcia Marques Cruz e Silva

Quando: 26 de abril, às 17h

Local: Museu da Gente Sergipana, Avenida Ivo do Prado, Nº 398, Aracaju/SE

Preço: R$ 70

Fonte: Lohan Muller/Assessoria de Comunicação 

Texto  e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário