segunda-feira, 24 de abril de 2023

Noticiado em 02/01/2019 > Thayslane Melo, primeira árbitra sergipana na FIFA

Thayslane Melo, árbitra sergipana — Foto: Arquivo Pessoal

Thayslane Melo, árbitra sergipana — Foto: Arquivo Pessoal

Trio de arbitragem feminino no futebol sergipano 
Foto: Wendell Rezende/AOItabaiana

Legenda da imagem: Sergipana já aparece no site oficial da FIFA na lista das árbitras - (Crédito da imagem: Reprodução/FIFA com)

REGISTRO de notícia publicada em 02/01/2019

Pubicação compartilhada do site GE GLOBO, de 2 de janeiro de 2019  

Thayslane Melo é a primeira mulher sergipana a entrar para o quadro de arbitragem da FIFA

A aracajuana de 30 anos sonha em trabalhar em uma Copa do Mundo

Por Globo Esporte — Aracaju

Sergipe já teve dois nomes que fizeram parte do quadro de arbitragem da FIFA: o árbitro central Sidrack Marinho (1994-1998) e o árbitro assistente Cleriston Clay Barreto Rios (2014-2016). E a partir deste mês o estado ganhou uma nova representante, a primeira mulher sergipana a alcançar esta "patente" internacional: Thayslane de Melo Costa.

"Primeiro eu fiquei surpresa, depois eu tinha que raciocinar um pouco para "cair a ficha". É um sonho que está sendo realizado. Todos os árbitros pensam em chegar ao quadro internacional. Agora, é fazer tudo em dobro. Muito trabalho e dedicação para que eu possa colher frutos mais na frente", afirmou o árbitra sergipana.

Thayslane tem 30 anos e é aracajuana, mas viveu por muito tempo no interior no estado, no município de Propriá. Um dos jogos que ela considera mais importante na temporada 2018 é a final do Campeonato Brasileiro Feminino da segunda divisão.

- Outro jogo que me marcou bastante foi Itabaiana x Frei Paulistano, pois fui a primeira mulher a trabalhar como árbitra central na primeira divisão do Campeonato Sergipano, além disso o trio de arbitragem foi todo feminino: eu, Vaneide Góis e Vanessa Azevedo. Até mesmo os jogos em que fui árbitra reserva em competições das Séries C e D foram importantes também - comentou Thayslane Melo.

A sergipana já é formada em Educação Física, mas na época que ainda era aluna viu a divulgação para o curso de árbitros e resolveu se inscrever, pois ela sempre gostou de futebol e o pai foi atleta, era goleiro, então ela o acompanhava nos jogos.

- Por isso e pra estar vivenciando esse meio cada vez mais de perto eu resolvi fazer o curso de arbitragem. Quem me incentivou e continua fazendo isso são meus familiares, em especial meus pais e parentes mais próximos. Eles acompanham de perto a minha carreira - explicou a árbitra Thayslane Melo.

Ela entrou no curso em 2007 e em 2008 já fazia parte do quadro da Federação Sergipana de Futebol (FSF). Pouco tempo depois entrou para o quadro CBF e, por três anos (2013 a 2015), esteve na Federação Baiana.

- Naquele período eu era da Federação Baiana e da CBF. Foi quando o presidente da FSF, Milton Dantas, e o presidente da comissão de arbitragem, Edmo Oliveira, me fizeram o convite para que eu retornasse para a FSF e eu prontamente aceitei. De lá pra cá participei de vários cursos promovidos pela CBF, ano passado fiz um curso de jovens talentos da Conmebol em Lima (Peru), então eu já vinha participando de todos esses eventos e trabalhando bastante para que essa vaga no quadro da FIFA viesse - comentou Thayslane Melo.

" O recado que eu deixo para todas as mulheres é que elas persistam nos sonhos delas, independente do meio em que se encontre, não devem desanimar com os obstáculos porque eles surgem pra nos fortalecer ainda mais. Não estamos buscando ocupar o lugar de ninguém, mas sim trabalhar de forma igualitária", disse Thayslane Melo.

A sergipana é a única novata na lista da FIFA. Agora, ela está junto com outras três árbitras centrais que entraram em 2016 e 2017. A temporada 2019 promete para Thayslane e ela espera um dia alcançar o maior sonho dela.

- Todo árbitro almeja trabalhar em uma competição mundial e comigo não é diferente. Vou trabalhar para que isso aconteça, para que eu possa levar o nome da arbitragem sergipana para mais uma conquista. Meu maior sonho é apitar em uma Copa do Mundo. Vou batalhar e me dedicar pra que isso aconteça, quem sabe eu consiga, né? - finalizou Thayslane Melo.

Texto e imagens reproduzidos do site: ge globo com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário