segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Sergipe é destaque no Carnaval 2024 de São Paulo

Proprietário do Cariri, José Hamilton de Santana









Fotos: Matheus Moura, Alan Oliveira e Setur

Publicação compartilhada do site GOVERNO DE SERGIPE, de 4 de fevereiro de 2024

Sergipe é destaque no Carnaval 2024 de São Paulo

Representado pelo Cariri no carro abre-alas da X9 Paulistana, o ‘País do Forró’ mostrou, pelo segundo ano consecutivo, a 'nordestinidade' e a tradição do povo sergipano ao público do Brasil e do mundo

No Carnaval 2024 de São Paulo, o carro abre-alas da X9 Paulistana surgiu no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, na madrugada deste domingo, 4. Imponente, colorido e repleto de referências à tradição nordestina, o veículo alegórico retratou o Restaurante e Casa de Forró Cariri, levando para a avenida um dos maiores ícones na tradição junina de Sergipe. Desse modo, o ‘País do Forró’ brilhou muito, sendo evidenciado para o Brasil e para o mundo. A participação sergipana, destaque-se, teve apoio cultural do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e ficará marcada na história do estado e da agremiação bicampeã do Carnaval paulista.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressaltou que a homenagem da X9 trouxe ainda mais brilho ao ‘País do Forró’, como o estado é conhecido. Ao ressaltar o restaurante típico, que é também casa de forró, a agremiação mostrou ao mundo, por meio das transmissões ao vivo em diversas plataformas na internet, que Sergipe tem tradição junina, algo, aliás, tão pujante no estado e que contribui essencialmente para fortalecer o turismo sergipano. “Sergipe ganhou ainda mais visibilidade com essa homenagem. Ao apoiar a participação do nosso estado no desfile, a Setur está contribuindo ainda mais para consolidar o Destino Sergipe no mercado nacional, como vem fazendo com grandes investimentos desde o início da gestão do nosso governador Fábio Mitidieri”, considera.

Marcos Franco comenta, inclusive, que essa não é a primeira vez que Sergipe vira inspiração para uma escola de samba. No Carnaval 2023, Expedita Ferreira Nunes, de 91 anos, única filha reconhecida de Lampião, o rei do Cangaço, e de Maria Bonita, foi homenageada em duas agremiações: a Mancha Verde, escola do Grupo Especial de São Paulo, e a Imperatriz Leopoldinense, que foi consagrada campeã do Carnaval carioca daquele ano. Dona Expedita nasceu em Porto da Folha, no alto sertão sergipano.

Com o enredo 'Nordestino Sim, Nordestinado Jamais', a X9 Paulistana, este ano, ressaltou a importância do povo nordestino, apresentando as riquezas culturais do Nordeste, como as festas juninas, reisado, poesia popular, artesanato, entre outras. Assim, inspirando-se no Cariri e no ‘País do Forró’, a agremiação caprichou no carro alegórico, que mostrou detalhes da decoração típica do estabelecimento sergipano. Viu-se, então, muita chita colorida, alegorias que remetem ao artesanato de cerâmica e toda a musicalidade do mais famoso ritmo nordestino exaltada por artistas que, munidos de triângulo, zabumba e sanfona, estavam em destaque no veículo.

Muita emoção

O proprietário do Cariri, José Hamilton de Santana, era pura emoção diante de todo o reconhecimento que a X9 Paulistana demostrou. Vestido de vermelho, uma das cores da agremiação, que ostenta também o verde e o branco, ele desfilou no chão, logo atrás do carro alegórico, em uma mescla de euforia e felicidade. “Há algumas coisas na vida que lhe engrandecem muito mais do que dinheiro, posses, e uma delas se chama reconhecimento. E esse reconhecimento de Sergipe, o menor estado do país, ser escolhido para fazer parte de um carnaval com mídia abrangente e mundial, eu nem sei o que dizer. Sou, hoje, o homem mais feliz do mundo, porque, depois de 72 anos, me sinto premiado com esse reconhecimento, que vai ser eterno. Só tenho gratidão e muito orgulho de ser sergipano”, afirma Hamilton.

José Walter Ferreira, o 'Cangaceiro Roxinho', também não escondia a emoção de participar do desfile da X9 Paulistana, especialmente em um contexto de homenagem ao estado onde nasceu – ele é de Arauá, no sul sergipano. “É muito emocionante estar aqui, representando o meu Nordeste, a minha cidade e o meu estado. A gente não tem dimensão da felicidade, é grande demais. Não tem como descrever. É muito bom estar aqui nessa ‘casa’. Fui muito bem-recebido por todos da X9. É bom demais, é tudo muito lindo!”, declara.

O encantamento demostrado pelo 'Cangaceiro Roxinho' diante da nova experiência é o que aquece o coração do paulistano Moacir Ferreira de Moura, mais conhecido como Neno, um dos anfitriões da festa. Fazendo parte da X9 Paulistana há quatro anos, ele destacou a importância da representação de Nordeste promovida pela escola de samba neste ano. Ressaltou, especialmente, o fato de Sergipe ser um dos estados homenageados. “É maravilhoso isso! Nós amamos o povo do Nordeste. Sempre vamos amar. Estou sinceramente muito feliz e emocionado de estar aqui hoje”, revela.

Veterano no Carnaval, Rodrigo Santos vive a experiência da maior festa popular do planeta há mais de 30 anos. Segundo ele, foi gratificante representar o Nordeste, onde há pessoas que ele considera maravilhosas e que, na opinião dele, São Paulo abraça de coração aberto. “Sergipe é um grande estado, que nos orgulha muito. Vamos lá curtir o Carnaval 2024, X9 Paulistana!”, conclamou, pouco antes do início do desfile.

Texto e imagens reproduzidos do site: www se gov br

Nenhum comentário:

Postar um comentário