quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

“Memórias de um agosto sangrento” será lançado hoje

Legenda da foto:  O submarino alemão responsável pelos naufrágios foi afundado pela Força Aérea dos Estados Unidos

 Publicação compartilhada do site DESTAQUE NOTÍCIAS, de 10 de dezembro de 2024

“Memórias de um agosto sangrento” será lançado hoje

O documentário sergipano “Memórias de um Agosto Sangrento” será lançado nesta quarta-feira (11), a partir das 14 horas, na Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, em Aracaju. O longa-metragem relata o trágico torpedeamento de navios brasileiros na costa sergipana, um evento que levou o Brasil a entrar na Segunda Guerra Mundial.

Além da exibição do filme, que teve sua pré-estreia no dia 23 de novembro, na Praia do Saco, em Estância, o evento contará com uma roda de conversa com realizadores e pesquisadores. O debate abordará a importância histórica da obra cinematográfica, o impacto do trágico evento em Sergipe e no país, além de suas consequências para a sociedade sergipana.

A roda de conversa terá a participação do jornalista porto-alegrense Marcelo Monteiro, autor do livro U-507 – O Submarino que Afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial; da professora doutora Roberta Rosa; dos professores doutores Luiz Antônio Pinto Cruz e Diltom Maynard; e do decano do jornalismo sergipano, Luiz Eduardo Costa.

Em seguida, será realizada uma segunda roda de conversa com representantes da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e da WG Produções, responsáveis pelo documentário, que discutirão o processo de realização do documentário. Na sequência, haverá a exibição de Memórias de um Agosto Sangrento.

Sobre a obra cinematográfica

O documentário Memórias de um Agosto Sangrento foi produzido pela WG Produções e Publicidade Ltda., com recursos da Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Edital de Chamada Pública de Fluxo Contínuo Televisão 2018 – BRDE/FSA. A produção também contou com o apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

Com 71 minutos de duração, o filme narra histórias de horror ocorridas em 1942, nos mares de Sergipe e Bahia, quando o submarino alemão U-507 torpedeou cinco navios civis na costa nordestina, resultando em 607 mortes. Esses eventos foram decisivos para que o Brasil declarasse guerra à Alemanha e entrasse na Segunda Guerra Mundial.

Este impactante documentário resgata um dos capítulos mais marcantes da história do Brasil: os ataques do submarino U-507 na costa nordestina, que desencadearam uma série de manifestações em todo o país e levaram o então presidente Getúlio Vargas a declarar guerra à Alemanha.

Texto e imagem reproduzidos do site: destaquenoticias com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário