quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Paulo Escariz, dono da maior rede de livrarias do Nordeste...

Legenda da foto: Morador de Aracaju há 44 anos, Paulo Escariz recebeu título após propositura do deputado Samuel Carvalho

Publicação compartilhada do site JLPOLÍTICA, de 9 de dezembro de 2024

Paulo Escariz, dono da maior rede de livrarias do Nordeste, recebe Título de Cidadão Sergipano

Por Jozailto Lima (Aparte)

O empresário baiano Paulo Escariz, proprietário da Livraria Escariz - maior rede regional de livrarias do Nordeste -, recebeu nesta segunda-feira, 9, o Título de Cidadania Sergipana, na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese. A propositura foi do deputado estadual Samuel Carvalho, Cidadania, prefeito eleito de Nossa Senhora do Socorro.

Nascido em Salvador, no dia 12 de janeiro de 1959, Paulo Pereira Carrera Escariz, 65 anos, é filho dos espanhóis Manoel Apolinário Escariz Moinhos e Elena Pereira Carrera Escariz. Criado em uma família de cinco filhos, ele sempre teve laços afetivos com Sergipe, onde passava temporadas na casa de seus tios.

Em 1980, aos 21 anos, Paulo decidiu fixar residência na capital sergipana para concluir sua formação acadêmica e iniciar uma nova etapa de sua vida. Em 1982, se casou com Maria de Fatima Dorea Campos Escariz, seu braço direito nos negócios. Com ela, é pai de três mulheres, Paula, Renata e Marcela.

“Desde a minha infância, Sergipe sempre fez parte de minha vida. Eu e minha família passávamos os dias na casa de meus tios, Dr. Carrera e Maria Amélia, que sempre nos acolheram com muito carinho. Em agosto de 1980, tomei a decisão de vir morar em Aracaju, para fazer minha vida profissional e familiar”, relembrou Escariz.

INÍCIO DA ESCARIZ – Formado em Economia pela Universidade Tiradentes – Unit – em 1985, Paulo fundou no mesmo ano a Escariz, que começou de forma modesta, como uma banca de revistas na garagem de uma tia, no São José. Ao longo de quase quatro décadas, a livraria cresceu e se consolidou como uma referência em educação e cultura. Hoje, com seis lojas e dois cafés Fran’s Café, a rede figura entre as 15 maiores livrarias do Brasil.

“A Escariz começou de forma simples e, com o tempo, fomos crescendo juntos com o povo sergipano. Abrimos a primeira loja no Shopping Riomar, quando percebemos o quanto os sergipanos valorizavam a cultura e a leitura”, destacou.

RECONHECIMENTO E GRATIDÃO – No discurso, Paulo falou sobre a importância do título e do apoio que recebeu dos sergipanos em sua trajetória. “Hoje, a Escariz é a maior rede de livraria regional do Nordeste com um grande acervo, feito que agradeço imensamente à população de Sergipe, que sempre apoiou e prestigiou nossa livraria, tornando-a parte essencial do cotidiano educacional e cultural do estado”, disse.

Ele também destacou o papel da família e dos colaboradores em seu sucesso. “A Escariz é uma empresa familiar que se dedica à educação através dos livros. A confiança das escolas, professores, universidades, escritores, contadores de histórias, leitores e seus familiares, foi essencial para nossa trajetória. Essa confiança é o combustível que nos mantém firmes em nosso propósito de contribuir com a educação dos sergipanos”, afirmou.

Ao final, Paulo reforçou o seu empenho com o desenvolvimento de Sergipe: “Este Título de Cidadão Sergipano representa, mais que uma honra, um compromisso com a terra que me acolheu, que me formou e que me fez ser quem sou. Acredito que: ‘Não nascemos em um lugar, pertencemos a ele, pelo coração.’ Hoje, minha alma é ainda mais sergipana e reafirmo meu compromisso de continuar contribuindo para o crescimento e prosperidade deste estado que tanto me deu”, declarou. 

* É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Com colaboração da jornalista Tatianne Melo.

Tex e imagem reproduzidos do site jlpolitica com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário