Legenda da foto: A artista plástica Ana Denise Souza, que terá 26 obras em sua exposição temática no Memorial de Sergipe - (Crédito da foto: Fábio Jaciuk/Divulgação)
Artigo compartilhado do site EVIDENCIE-SE, de 9 de agosto de 2025
A vida e as memórias da cidade expostas nos traços e cores de Ana Denise
Traços simples de cores fortes e vibrantes, que conseguem traduzir de forma leve e delicada as paisagens e o cotidiano de Aracaju e do interior sergipano. Essas características são a marca principal da obra da artista plástica Ana Denise Souza, que será tema de uma exposição na Pinacoteca do Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa. Com o título “De Si: A Arte de Ana Denise”, ela fica em cartaz a partir do próximo dia 22 de agosto, às 16h. A mostra é promovida pelo Memorial de Sergipe, pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), com patrocínio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Lei de Incentivo à Cultura.
Ao todo, serão expostos 26 trabalhos em acrílico sobre tela e xilogravura, além de uma escultura, que foram produzidos ao longo da carreira de Ana Denise, que nasceu em Aracaju e pinta desde os 13 anos de idade. A mostra mergulha no universo poético da artista plástica sergipana, que transforma memórias, afetos e vivências em pinturas carregadas de sentimento e identidade. “Nessa exposição denominada ‘Escrita de Si’, ela vai falar um pouco sobre a sua trajetória na cidade e sobre a sua memória. É também um trabalho autobiográfico”, resume a diretora do Memorial, Sayonara Viana. Segundo ela, a ideia da exposição surgiu em 2023, durante a pesquisa de obras para a composição da Pinacoteca do Memorial.
Ana Denise se destacou principalmente na arte naif, um estilo artístico caracterizado pela produção de artistas autodidatas que desenvolvem uma linguagem própria e original de expressão, retratando cenas do cotidiano e seus personagens. “As principais temáticas que ela trabalha nas suas obras são justamente a cidade, as suas tradições, as manifestações da nossa cultura popular. Ela adora pintar Aracaju, e vale destacar essa memória que ela tem. Ela acompanhou a transformação urbana, tem uma pesquisa sobre a arquitetura da cidade, sobre as tradições de Sergipe”, destaca.
Uma das obras que serão destacadas na exposição é um mapa ilustrado, no qual ela dividiu o Estado de Sergipe em 75 municípios e, em cada um deles, foi pintando a fachada da igreja local ou de outro detalhe que a caracterize, a exemplo do Mercado Thales Ferraz, em Aracaju; a BR-235, em Itabaiana; e os cânions do Rio São Francisco, em Canindé de São Francisco. Outro trabalho de destaque foi uma pintura sobre o Vaticano, um conjunto de casas comerciais, quartos e armazéns que foi construído no centro da capital em meados do século 20 e já é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. Este quadro, que pertence ao acervo do Memorial, é considerado pela própria autora como um de seus preferidos.
A artista já participou de várias mostras e exposições em Aracaju e em outros estados, a exemplo da 1º BÏNaïf (Bienal Internacional de Arte Naïf “Totem Cor-Ação”), na cidade de Socorro (SP), em 2017. Além de retratar temas relacionados a Aracaju e à vida cotidiana, suas obras se valem dos mesmos traços simples e vibrantes para provocar reflexões. “A Ana Denise é uma das poucas artistas que preservam a sua autenticidade. Ela faz uma crítica social também, possibilitando reflexões acerca da diversidade e da inclusão social. Em algumas obras, percebemos que ela traz pessoas com cadeiras de rodas, muitas vezes sem acesso à cultura, aos monumentos, ao nosso patrimônio. Em algumas outras obras, ela traz a bandeira LGBT, também como um símbolo de crítica social”, diz Sayonara.
A exposição “De Si: A Arte de Ana Denise” fica em cartaz até outubro, na sala de exposição temporária do Memorial de Sergipe, no primeiro piso. A sua abertura terá a apresentação musical dos sanfoneiros Lucas Campelo e Miguel Teixeira, além da exibição de um documentário e de uma intervenção do artista, poeta e escritor João Lover.
Semana da Cultura Popular
A abertura da exposição faz parte da programação da Semana da Cultura Popular, também promovida pelo Memorial, entre 19 e 22 de agosto. O evento, que comemora o mês do folclore, destaca as histórias, tradições e outros elementos da cultura popular e da identidade sergipana, também acontece no Memorial, situado junto a Praça de Eventos da Orla de Atalaia. Ele conta com palestras, brincadeiras culturais com o público e encenações teatrais inspiradas nos personagens do folclore sergipano. A abertura será no dia 19, às 9h, com a apresentação do grupo “Reisado da Missão” de Japaratuba.
A programação é aberta ao público e com entrada gratuita. O acesso individual à exposição não precisa ser agendado, mas escolas e grupos a partir de 30 pessoas devem agendar as visitas, através do telefone (79) 3218-2312, do whatsapp (79) 98108-1866 ou do e-mail atendimento@memorialdesergipe.com.br.
-----------------------------------
Fonte: Universidade Tiradentes
Foto Destaque: Divulgação/Memorial de Sergipe
Texto e imagens reproduzidos do site: evidencie-se com
Nenhum comentário:
Postar um comentário