sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CULTURA - Prédio da Alfândega será entregue em setembro.

Foto reproduzida do site: radiorcn.com.br

Infonet - Cultura - Noticias - 03/09/2014.

Prédio da Alfândega será entregue em setembro.

O prédio que abrigou a Alfândega é considerado um mais antigo

As obras de reforma do antigo prédio da antiga Alfândega, localizado na Praça General Valadão, já estão concluídas e o edifício será entregue totalmente equipado ainda este mês. A Prefeitura de Aracaju investiu cerca de R$ 3,5 milhões na transformação do prédio em um moderno Centro Cultural.

Como foi feito com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), toda a coordenação e supervisão cabe à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). A obra foi executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social (PROCIDADES) e está sendo realizada de acordo com a legislação brasileira de valorização patrimonial e cultural.

“O prédio já esta todo pronto. Só estão faltando algumas pequenas adequações, o mobiliário e a sonorização”, explicou o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque. A reforma irá transformar a antiga estrutura em mais uma opção de cultura e lazer da cidade.

Assinado pelos arquitetos Ana Libório e Gandara Junior, o projeto visa não só a reforma de toda a estrutura física, mas também a restauração de pinturas existentes na estrutura inicial do prédio. O Centro Cultural terá cinema, teatro, cybercafé, cafeteria, salas de exposição permanente e temporária, livraria, oficina educativa e salas de montagem, som e edição audiovisual.

Sobre o prédio.

O prédio que abrigou a Alfândega é considerado um dos imóveis mais antigos de Aracaju, construído na segunda metade do século XIX e, na metade do século XX, foi utilizado pela Receita Federal, sendo desativada no final do mesmo século. Em 2003, o Governo do Estado tombou através do decreto nº 21.765, sendo o edifício transferido da União para a Prefeitura dois anos depois.

Fonte: PMA.
Texto reproduzido do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário