quarta-feira, 18 de abril de 2018

IV Festival Sergipano de Artes Cênicas

Monólogo é interpretado pela atriz sergipana Isabel Santos

Texto de Euler Lopes expõe as feridas 
de uma moradora de rua 






 Professora Josefa Silva

Alunos do Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes


Publicado originalmente no site da SECULT, em 17 de abril de 2018

IV Festival Sergipano de Artes Cênicas segue com apresentações no interior sergipano

Uma reflexão sobre o mundo dos “invisíveis”, os moradores de rua. Esta é a proposta do monólogo “Senhora dos Restos”, que apresentou a saga de uma moradora de rua que, desde a infância, quando fora expulsa de casa pelo pai devido a uma gravidez indesejada, passa a viver em um mercado municipal. Compondo a programação do IV Festival Sergipano de Artes Cênicas, a apresentação aconteceu na noite dessa segunda-feira, 16, na sede da Filarmônica Lira Popular, na cidade de Lagarto.

O texto de Euler Lopes expõe as feridas dessa moradora de rua, adquiridas ao longo do tempo em uma situação de miséria, abandono e crimes. Interpretada pela atriz sergipana Isabel Santos, a peça tem uma abordagem dramática, mas também, por vezes, em tons de sátira e de um humor ácido. “Essa realidade de pessoas em situação de rua é muito triste, deprimente. Esse espetáculo é um “grito” de socorro, de alerta, mostrando ao público que essas pessoas que habitam praças, becos e viadutos, sem as mínimas condições para uma vida digna, não podem ser ignoradas ou esquecidas pela sociedade”, pontuou Isabel.

Temas como estupro, assassinatos, perseguição policial, a questão do idoso, das crianças e dos adolescentes em situação de rua e toda a sua vulnerabilidade social, constroem a narrativa do espetáculo. A encenação é guiada por uma sequência de mantos que compõem o figurino da personagem, que passeia por um cenário produzido a partir de materiais recicláveis doados à Dicuri Produções.

Durante a apresentação, o público, composto por alunos do Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, foi sendo envolvido pela trama, enquanto, no palco, persistia um riso crescente, apavorador. “A aproximação entre cultura e educação é estratégica para o desenvolvimento humano dos alunos. Eles se sentem valorizados em poder participar de momentos que celebram a nossa cultura regional”, destacou a professora Josefa Silva.

Sobre o Festival

O IV Festival Sergipano de Artes Cênicas é uma realização do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que reúne apresentações diversas em mais de um mês de atividade. Todas as atividades são gratuitas, viabilizadas pelo Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, e contam com o apoio da Impacto Comunicação Digital, Fundação Aperipê e Bipolar Operações Artísticas. A programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo site www.cultura.se.gov.br e pelas redes sociais da Secult.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário