quarta-feira, 16 de outubro de 2019

I Colóquio vai discutir independência, identidade e sergipanidade

Evento ocorre dia 24 (Foto: Ascom PMA)

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 15 de outubro de 2019 

I Colóquio vai discutir independência, identidade e sergipanidade

Para fomentar e promover o debate e a releitura historiográfica a respeito da independência de Sergipe e sergipanidade, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizam, na próximo dia 24, no Centro Cultural, o I Colóquio “Independência, Identidade e Sergipanidade”.

O Colóquio contará com a presença de vários especialistas da área, que promoverão ampla discussão da temática a partir de um espaço aberto de conversação. Além disso, o evento será uma grande oportunidade para difundir as pesquisas e reunir pesquisadores e o público geral para discutir questões pertinentes ao período colonial em Sergipe e a proximidade do dia da emancipação política do estado, celebrada no dia 24 de outubro.

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Para participar do evento, o interessado deve se solicitar a inscrever por meio do e-mail centrocultural.eventos@aracaju.se.gov.br.

Programação

8h – Credenciamento

8h30 – Conferência de Abertura

Prof. Dr. Anderson Pereira dos Santos (IFS- Campus Itabaiana/CETAF- AJU) – 1822: como um general mercenário, um capitão-mor invasor e um senhor de engenho comandado fizeram os sergipenses aclamar D. Pedro I
  
10h – Mesa-Redonda: A Independência de Sergipe: discursos, histórias e memórias Prof. Dr. Cezar Alexandre Neri Santos (UFAL) – Coordenador da mesa

– Os muitos Sergipes: diversidade da economia regional e independência – Prof. Dr. Carlos de Oliveira Malaquias (UFS)

– A Independência de Sergipe e o Movimento de Construção de uma identidade: o caso da Cidade de São Cristóvão – Prof. Dr. Luís Siqueira (PMA/ PMI)

– A Construção da subalternidade administrativa da Capitania de Sergipe d’El Rei (1763-1808) – Prof. Dr. Wanderlei Oliveira de Meneses (SEED/PMI)

14h00 – Oficina de Cordel – Prof. de História e cordelista: José Antônio dos Santos (Zé Antônio)

16h – Conferência de Encerramento

Prof. Dr. Anderson Pereira dos Santos (IFS- Campus Itabaiana/CETAF- AJU) – coordenador
– Os nomes dos municípios de Sergipe: toponímia e sergipanidade – Prof. Dr. Cezar Alexandre Neri Santos (UFAL)

Fonte: PMA

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário