sábado, 20 de agosto de 2022

Curta "Desaparecidos" é disponibilizado na plataforma Ajuplay

Crédito Imagem: Arte da Ascom/Funcaju

Publicação compartilhada do site da PMA, de 19 de agosto de 2022 

Curta "Desaparecidos" é disponibilizado na plataforma Ajuplay

Em comemoração à semana dos 80 anos dos torpedeamentos que atingiram três embarcações no litoral sergipano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, disponibiliza na plataforma [https://ajuplay.com.br/movie/10940/]

O filme, dirigido por Pascoal Maynard, aborda a história do bombardeio a três embarcações na costa sergipana, pelo submarino alemão U-507, que vitimou mais de 600 pessoas, entre soldados e civis. O bombardeio é o marco para a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, “este vídeo é uma homenagem que a Prefeitura de Aracaju presta aos náufragos dos bombardeios na costa sergipana, em sua memória e para que seu sacrifício não tenha sido em vão, para a construção de um mundo de paz e solidariedade". "É uma produção da Funcaju, gravada nas proximidades do local da tragédia, com uma linguagem artística moderna e carregada de emoção”, completa.

O diretor e editor do curta Pascoal Maynard, procurou honrar a memória das vítimas na criação do filme.

“Foi uma forma de homenagearmos os 617 desaparecidos durante o torpedeamento de navios na nossa costa sergipana, onde nós colocamos como simbologia as 617 cruzes, fincadas na areia da praia, representando os desaparecidos, dividindo a tela com os seus nomes. A equipe da Funcaju foi fundamental na colocação dessas cruzes. O vídeo causou muita emoção em todos que assistiram, fiquei muito feliz com o resultado”, explica.

Além do curta disponível na Ajuplay, é possível conhecer mais sobre os torpedeamentos às embarcações através da exposição “Aracaju: a Capital Que Viu a Guerra”, acessível de forma gratuita, no Centro Cultural de Aracaju, até o dia 17 de outubro.

Ficha Técnica – Curta “Desaparecidos”

Direção/edição: Pascoal Maynard

Produção (Equipe Funcaju):

Anderson Clayton Passos

Danielle Siqueira Guimarães

Fernando Montalvão Filho

Itamar Oliveira Silva Santos

José Nailson dos Santos

Josiane Oliveira Santos

Manoel Messias de Melo Medeiros

Maria Graziela Moreira Ribeiro

Maryane Roselis Freire de Melo

Imagens: Jonathan (WG)

Música: Karajan – Mozart Requiem in D Minor

Realização

Funcaju: Luciano Correia (presidente)

Prefeitura de Aracaju: Edvaldo Nogueira (prefeito)

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário