sexta-feira, 24 de março de 2023

Governo de Sergipe apresenta planejamento turístico...

Legenda da foto: Governador Fábio Mitidieri: ele está pra festa, mas não pra brincadeira com o turismo

Publicação compartilhada do site JLPOLÍTICA, de 24 de março de 2023

Governo de Sergipe apresenta planejamento turístico que pode tirar Estado de uma zona fria

Por Jozailto Lima*

As coisas poderão até não dar certo na esfera do governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, PSD. Mas do que ele jamais poderá ser acusado é de não apostar alto. Aliás, apostar não o define bem. Refaça-se, então, a frase: do que Fábio jamais poderá ser acusado é de não planejar alto.

E foi exatamente isso o que o governador de Sergipe demonstrou e apresentou nesta quinta-feira, 23, ao sacudir para a sociedade e para o trade turístico sergipano um harmonioso Calendário de Eventos Turísticos de Sergipe para o todo ano 2023. Um bom planejamento turístico que pode tirar Sergipe de uma zona fria na qual infinitas gestões parece tê-lo jogado.

De cara, saltam à realidade mais de 1.100 eventos - que ele, Fábio, fez questão de pedir que estivessem à vista dos sergipanos e das pessoas do todo o mundo via um aplicativo que os agregasse na internet.

Para se ter uma ideia, por essa nova lógica, no mês de junho Sergipe volta a respirar forró literalmente. Serão 30 dias de festejos juninos - de 1º a 30 de junho, e de fogueira e espiga acesas. Todo o planejamento das ações apontam para posicionar Sergipe como um dos principais destinos turísticos do país. Sem receio de ser o menor, mas com a intenção de ser o melhor – e Fábio pessoalmente se integra a essa ideia com um entusiasmo quase que juvenil. Contagioso.

“Queremos que Sergipe seja o destino e não um meio”, diz ele, e está certíssimo. “Queremos despertar nas pessoas o desejo de conhecer nosso Estado. E por isso vamos levar o Verão Sergipe para as cidades do interior, vamos levar nosso Estado para participar das maiores feiras do Brasil e mostrar a todos o quanto as nossas belezas naturais e a nossa cultura são atraentes”, acrescentou o governador.

Durante uma coletiva de imprensa realizada no Restaurante Cariri, em Aracaju, o Governo de Sergipe lançou os editais para captação de patrocinadores para os festejos juninos e para contratação de mais de 200 artistas locais, e apresentou a programação do Encontro Nordestino de Cultura. Os editais já estarão abertos a partir da primeira semana de abril. Como uma das boas-novas, está a ressureição, já este ano, da velha e boa Rua de São João, com arranjos para turistas e para os nativos.

“Se tudo isso que eu vi apresentado aqui for posto em prática, não terei a menor dificuldade de fazer o que já tenho planejado: um grande hotel e um parque temático em Sergipe”, arregalou-se o empresário Emanuel Oliveira, um hoteleiro sergipano com ramificação para a Bahia, dono do Shopping Prêmio em Nossa Senhora do Socorro e construtor do quarto shopping aracajuano, o Praia Sul, com previsão de inauguração em dezembro deste ano. 

A criação desse calendário é uma ação construída estrategicamente pelo Estado, por meio das Secretarias de Estado do Turismo - Setur - e da Educação e Cultura – Seduc -, por intermédio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe - Funcap -, que contou com a preciosa contribuição dos representantes do segmento turístico. Antônia Amorosa, presidente da Funcap, defendeu bem a essência do projeto.

Com este calendário, a atual gestão atende a um antigo pleito dos empresários sergipanos, que veem na ação uma estratégia poderosa para mobilizar e preparar os diversos segmentos produtivos diretamente ligados à cadeia do turismo.

Para apresentar o planejamento, o Governo de Sergipe realizou um minucioso levantamento de todos os eventos públicos e privados, promovidos nos quatro polos regionais de turismo, em seus diferentes segmentos: cultural, negócios, religioso e lazer. Ao todo, somando os 75 municípios de Sergipe, foram identificados mais de 1.100 eventos com relação direta com o turismo. Fábio Mitidieri acerta quando trata a ação do turismo como PIB. E um PIB promissor. 

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou que o foco do governador Fábio Mitidieri é a geração de emprego e renda e, nesse sentido, o turismo tem uma importância significativa. 

“O setor de turismo é uma indústria que não tem chaminé, mas que gera renda e emprego imediatos, pois o turista chega e já começa a gastar em hotéis, bares e restaurantes. O nosso Estado tem grandes belezas naturais, culturais, religiosas, artesanais e gastronômicas que precisam ser potencializadas, e o nosso objetivo com este planejamento é justamente atrair mais visitantes”, disse Marcos.

Integrada ao calendário, a divulgação dos festejos juninos também ganhou força este ano. Os 30 dias de festas no mês de junho, do dia 1º ao dia 30, na capital e no interior, ajudarão a promover o aquecimento da economia dos municípios e a gerar oportunidades para quem quer empreender. 

Pelos 30 dias de festa do Arraiá do Povo deste ano passarão 36 bandas nacionais e mais de 60 apresentações de quadrilhas juninas e grupos folclóricos. “Com este lançamento, cumprimos mais um compromisso assumido em nosso Plano de Governo, que é o de transformar o setor de turismo numa política permanente e transversal de desenvolvimento e promoção da cultura em Sergipe”, disse Fábio Mitidieri.

“Este é um dia importante, marcante e histórico. Um dos maiores anseios da nossa população era que o turismo voltasse a ser mais forte, divulgado e fomentado. Por isso hoje, em parceria com o trade turístico, estamos aqui mudando essa realidade e construindo uma nova história para o turismo e para cultura do nosso Estado”, reforçou Fábio.

O Encontro Nordestino de Cultura é uma iniciativa que vai agregar valor cultural aos festejos juninos. Estão inseridos no encontro o Fórum do Forró, o Fórum Nacional de Música Nordestina, o Arrasta-pé 18 do Forte, o Arraiá do Arranca Unha, o Arraiá do Gonzagão, o Arraiá do Povo, além da retomada do Forró do Turista da Rua São João.

Ao final do evento, Fábio apresentou um vídeo da Campanha Sergipe é o País do Forró, lançando oficialmente o Estado em território nacional como destino turístico para o período junino – e ele prometeu ir de feira em feira ligada ao turismo para vender a imagem de Sergipe justamente como um destino. 

Durante o evento, o governador também expôs os esforços da atual gestão para melhorar a infraestrutura turística no Estado. “Não adianta criar calendário, abrir editais, mobilizar operadoras, rede hoteleira, setores de bares e restaurantes se não houver um cuidado estratégico com o acesso de turistas ao Estado. Uma das frentes que temos atuado está na construção de parcerias com as companhias aéreas para ampliar e baratear a oferta de voos para o Estado, sobretudo neste período de festas”, disse o gestor estadual.

Nas últimas semanas, Fábio Mitidieri e a equipe técnica da Setur realizaram reuniões com executivos da Gol, Tam e Azul com o objetivo de estabelecer parcerias. “Havia um acordo com a Gol a Azul, realizado ainda na gestão passada, que previa a redução da alíquota do combustível para que as companhias ofertarem mais voos para Sergipe, porém elas não cumpriram. Chamamos elas aqui e cobramos o cumprimento, ou do contrário voltamos a cobrar o valor cheio”, explica o governador.

Tudo o que foi apresentado nesta quinta-feira pelo Governo de Sergipe na esfera do turismo ganhou uma síntese bem justa do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe - Abih-SE -, Antônio Carlos Franco Sobrinho. “É uma notícia excelente, nós parabenizamos o governador Fábio e toda a sua equipe de Turismo, porque é um pleito não só da hotelaria, mas de todos que trabalham com turismo”, disse ele. 

“A questão da previsibilidade é muito importante, porque tanto o trade turístico quanto todos que trabalham com o turismo têm como contratar, se preparar, porque você divulga antes e já conhece a demanda com antecedência que vai chegar no Estado. E hoje a gente já sabe, já vai começar a divulgar e a resposta é muito rápida, as reservas vão começar a acontecer e a consequência, de imediato, é a geração de emprego e renda na economia. Com certeza, a maioria dos hotéis terá que aumentar sua mão de obra”, disse ACF Sobrinho.

...................................

* Jozailto Lima - É jornalista há 39 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração/ Tatianne Melo.

Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário