quinta-feira, 4 de abril de 2019

Inventário de Arborização mapeia árvores da cidade...




Publicado originalmente no site da PMA, em 03/04/19

Inventário de Arborização mapeia árvores da cidade para auxiliar ações da Prefeitura

Quando se pensa em qualidade de vida na rotina urbana, muitos conseguem elencar pontos como serviços de saúde funcionando a contento, segurança para a população, educação de qualidade. No entanto, um ponto crucial, sobretudo nos tempos de hoje, raramente é lembrado: o meio ambiente. Neste aspecto, uma das questões essenciais é a arborização da cidade. Pensando nisto, e de olho no futuro, a Prefeitura de Aracaju tem como um dos itens do Planejamento Estratégico a realização do Inventário de Arborização Urbana, ação necessária para ter a real noção, por exemplo, do número de árvores que existe em Aracaju e o déficit arbóreo, informações fundamentais para dar seguimento ao planejamento, e que também faz parte do projeto Aracaju Sustentável.

No ano passado, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), escolheu o Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) como o primeiro local onde o inventário foi desenvolvido e concluído após cerca de cinco meses. Agora, o sistema, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Sema (TI), com todo o mapeamento do parque, está disponível no link (http://semaonline.aracaju.se.gov.br/semaonline/projeto-arborizacao) e os interessados em conhecer um pouco mais têm acesso a informações de cada uma das 2.414 árvores cadastradas no local. Após concluída esta ação, as equipes de agentes da Sema partirão para outras localidades da capital.

Ao realizar o planejamento da cidade, a arborização é imprescindível porque, entre outros benefícios, propicia sombra, purifica o ar, diminui a poluição sonora tão comum em ambientes urbanos, protege o solo contra a erosão, entre outros pontos essenciais para a manutenção da vida. Assim, o inventário faz todo sentido quando ele será usado como fonte para nortear as ações da Prefeitura.

"É importante a gente conhecer com o que a gente lida. Hoje, não temos o número de árvores em Aracaju, nem sabemos qual o déficit arbóreo, e essas informações são fundamentais para o planejamento. Com o inventário, nós teremos essas informações cadastradas, disponíveis para a população. Teremos o cadastro do patrimônio arbóreo que a cidade possui, o percentual de árvores que estão debilitadas, que precisam ser substituídas, o déficit de áreas verdes da cidade, quais são os bairros que precisam ser mais arborizados, entre outras informações fundamentais para a requalificação arbórea da cidade", explicou a coordenadora do Inventário, a analista ambiental Carla Zoaid.

Formada por engenheiros florestais, biólogos, engenheiros agrônomos e a equipe de TI da Sema, a equipe que executa o inventário está empenhada em concluir os próximos passos o mais rápido possível. O foco atual são as principais avenidas da cidade que receberam a intervenção com o plantio de mudas no ano passado. Ao todo, são oito vias: Francisco Porto, Heráclito Rollemberg, Acrísio Cruz, Senador Júlio Leite, Simeão Sobral, Desembargador Maynard, João Ribeiro e Cezartina Régis. "O trabalho seguirá os mesmos moldes que desenvolvemos no Parque da Sementeira e, assim que o inventário for concluído em cada uma delas, estará disponível no sistema. Depois, iremos trabalhar por bairros, que são os quatro bairros que estão dentro da programação de plantio deste ano: Farolândia, Santa Maria, Coroa do Meio e Jabotiana. Vamos inventariar as praças e suas avenidas. Com esses passos finalizados, iremos produzir um catálogo com as informações de todas as espécies que compõem a arborização da cidade", esclareceu a coordenadora do Inventário.

Horto

Localizado no Parque da Sementeira sob a administração da Sema, o Horto Florestal é uma das peças-chave dentro do plano de arborização da cidade, pois, é através dele que sairão a maior parte das plantas e mudas que serão plantadas.

Para isso, o Horto está sendo requalificado e já recebeu duas novas estufas para poder atender a demanda da arborização da cidade. "O que a gente está fazendo hoje, não vai ser visto no dia seguinte. São frutos de longo prazo, mas, é preciso agir agora. Precisamos trabalhar o equilíbrio. A cidade precisa crescer, se desenvolver, precisa de reorganização, sim, mas que isso seja de mãos dadas com as questões ambientais e, um dos fatores que defendemos é a arborização da cidade", frisou Carla Zoaid.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário