sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Governo realiza Feira de Artesanato no Parque da Sementeira









Publicado originalmente no site GOVERNO DE SERGIPE, em 18 de Dezembro de 2019

Governo realiza Feira de Artesanato no Parque da Sementeira

Programação inclui participação de 50 expositores de oito municípios e Ensaio de Natal da Rural do Forró

A partir da próxima sexta-feira (20), até o domingo (22 de dezembro), a Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (SEIT) realiza a Feira de Artesanato - FeirArt’s no Parque da Sementeira. Com a participação de 50 expositores de 08 diferentes municípios, a Feira constitui uma grande oportunidade de geração de renda para os artesãos, a partir da comercialização de peças de bordado, renda irlandesa, cerâmica, patchwork, mandalas, bonecas de pano, bijouterias e comidas típicas. Durante os três dias, o evento acontecerá das 14h às 21h.

Participarão da feira artesãos dos municípios de Maruim, Pacatuba, Japaratuba, Divina Pastora, Laranjeiras, Simão Dias, Lagarto e Frei Paulo, atendidos e acompanhados pelo Programa Artesanato de Sergipe, vinculado à diretoria do Trabalho e Renda da SEIT. No último dia de realização (22), o evento contará com a participação da Rural do Forró, que fará o seu Ensaio de Natal, com convidados. “Convocamos a todos para prestigiar esta feira linda e para participar da ação solidária que a Rural do Forró está propondo, através da doação de 1kg de alimento não perecível. Vai ter muita música, confraternização e solidariedade!”, disse o músico Bob Lelis, que conduz o projeto itinerante da Rural.

Para a coordenadora de Artesanato da Seit, Ana Rosa, o evento é muito importante para dar visibilidade às peças produzidas pelos artesãos sergipanos. “Nós participamos com eles de grandes eventos fora de Sergipe, mas sempre que possível, buscamos fomentar a exposição dos seus produtos em eventos locais também. O reconhecimento da riqueza do artesanato sergipano pelo nosso próprio povo é essencial para que essas pessoas se empoderem e possam sobreviver da profissão que escolheram”, afirmou.

Através do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB Sergipe, o Governo do Estado emite a Carteira Nacional do Artesão, que é registrada no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB, e busca a criação de canais de escoamento da produção desses artesãos, viabilizando sua participação em feiras e eventos locais e nacionais. A profissão de artesão é regulamentada pela Lei nº 13.180, de 23 de outubro de 2015, que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio aos artesãos. Entre os benefícios do cadastramento no PAB, estão o acesso a incentivos fiscais, além de eventos, oficinas e cursos.

Texto e imagens reproduzidos do site: se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário