quinta-feira, 17 de novembro de 2022

“A minha alma é de médico. Sou essencialmente médico.”Chico Rollemberg

Legenda da foto: Francisco Rollemberg ladeado por Lucio Prado e João Lover

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, de 17 de novembro de 2022

“A minha alma é de médico. Sou essencialmente médico.”Chico Rollemberg

Por Cláudio Nunes (Blog Infonet) 

No feriado da última terça-feira, 15, o titular deste espaço leu o livro “Emoções – VI Antologia da Sobrames (Sociedade Médica de Médicos Escritores), organizado pelo médico, escritor e agente cultural, Lúcio Antônio Prado Dias.

Após ler todo o livro, com diversas obras de médicos escritores, o blog pede um parêntese para se deter na homenagem especial feita nas páginas iniciais do livro (28 ao todo) ao médico e político Francisco Guimarães Rollemberg. Este jornalista conheceu o médico Chico Rollemberg, como é chamado pelos amigos e eleitores antigos, em 2002 quando ele foi candidato ao governo numa “empreitada” montada pelo então governador Albano Franco, que na verdade queria outro como aconteceu no 2º turno com João Alves vencendo José Eduardo Dutra.

Chico é um cidadão acima do seu tempo. Basta ver que quando Senador, levava para a discussão temas pensando no desenvolvimento, como, por exemplo, o potássio que hoje continua nas manchetes. No livro tem depoimentos de amigos e escritores sobre Chico Rollemberg e o trabalho como político e como médico social e humanista.

De parabéns Lúcio Prado e a Sobrames por resgatar e proporcionar o conhecimento para muitos. Um povo sem memória não é nada. No lançamento do livro, Lúcio Prado fez um agradecimento especial a todos que participaram desta edição que culminou com um sarau. “Emoções foi o 7º sarau temático da Sobrames Sergipe e mais uma vez teve pleno êxito. Sua apresentação no auditório do Museu da Gente Sergipana, seguido do lançamento da nossa antologia, no átrio, não poderia acontecer em outro local”, disse Lúcio Prado no espaço que tem aqui na Infonet.

“A minha alma é de médico. Sou essencialmente médico.” Francisco Rollemberg

 Além do livro, o titular deste espaço teve acesso a uma entrevista realizada em 2018, com o médico Francisco Rollemberg através do Projeto Memória Viva da Medicina Sergipana, uma realização da Sociedade Médica de Sergipe. Na entrevista, além do incansável Lúcio Prado, participaRAm também os médicos Aderval Aragão, Anselmo Mariano Fontes e Antônio Samarone. Alguns trechos: 

“O cidadão médico no exercício só da profissão ele é médico do indivíduo, do dia a dia, da coisa miúda. Você por mais que você produza o trabalho não acaba nunca. Eu podia viver 300 anos operando e não resolveria o problema de ninguém, mas quando fui ser parlamentar preparei estudante, dei bolsas de estudos, aparelhei hospitais, estrutura para os Estados, criando condições para um melhor atendimento mil vezes melhor do que estivesse aqui trabalhando…”

“A minha alma é de médico. A política para mim foi a medicina do social, a visão social do médico na política. Só deve ser médico quem se sentir médico, quem puder incorporar a ciência e o ato médico dentro de sua própria existência. Não  dissociar a sua vida pessoal da vida médica, as duas se entrelaçam de uma maneira tal que não sei dizer a você quem é Francisco Rollemberg médico e não médico. Eu sou essencialmente médico, fico muito feliz por ser essencialmente médico. A medicina me deu ciência, cultura, sobrevivência e prolongou minha existência. Tudo isso… medicina na minha vida é tudo, fico surpreso quando vejo pessoas dizendo que vão fazer medicina porque vão ganhar bem. Nunca pensei nisso…Um conselho que daria é o seguinte: se não for capaz de se doar de ser inteiramente médico vá para outra profissão. Medicina é doação integral, é o amor ao próximo, é doar, doar e doar eternamente.”

O blog propicia hoje para os leitores um vídeo de cerca de 10 minutos com um resumo da vida dele desde o nascimento. O vídeo:

Texto, imagem e vídeo reproduzidos do site: infonet.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário