quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Memorial Frei Miguel é inaugurado em Aracaju


Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 09/01/2016.

Memorial Frei Miguel é inaugurado em Aracaju.
Igreja São Judas Tadeu faz homenagem ao italiano que contribuiu com SE.

Por: Anna Paula Aquino/Da Equipe JC.

O italiano frei Miguel batizou 70.000 sergipanos durante quase 50 anos de trabalho na tradicional Igreja dos Capuchinhos (inclusive a repórter e o fotógrafo que fazem essa matéria). Por ter seu legado reconhecido na Igreja São Judas Tadeu, localizada no Bairro América, ele foi homenageado com o Memorial Frei Miguel e uma estátua nas instalações da igreja, inaugurados na tarde desta sexta-feira, 8.

Com mais 150 objetos entre malas, roupas, cama, pratos, copos e talheres, o acervo foi cuidadosamente recolhido em poucos meses para fazer parte do memorial que está situado na lateral direita da igreja. No lugar com 100m² que fez parte do projeto de reforma da igreja estão informações históricas, imagens e dados que chamarão a atenção dos futuros visitantes como a marca de 70 mil batizados realizados pelo frei.

Chegando na paróquia em 1961, ele atuou no bairro e era bastante conhecido pelos moradores da região por sua humildade. Morando no bairro há mais de 35 anos, a aposentada Maria Elza Galdino disse que a homenagem é mais que merecida. “Frei Miguel era realmente um santo com sua bondade e atenção. Era um homem sagrado que merece todas as honras possíveis pelo seu trabalho realizado”, declarou.

Também morando no local, a dona de casa Eliane Pereira cresceu frequentando a igreja e destacou que o frei representava toda a comunidade. “Frei Miguel foi único e nós nunca vamos esquecer o que ele fez durante todo o tempo que passou aqui. A homenagem de hoje é uma forma da gente lembrar de tudo e se emocionar bastante”, falou.

Na ocasião, várias autoridades e fiéis marcaram presença para prestigiar o momento. Entre eles, o prefeito João Alves Filho que ressaltou sua proximidade com o homenageado. “Frei Miguel foi uma das maiores figuras da igreja católica, mas independentemente disso, ele ficou conhecido pela generosidade com os mais carentes e ultrapassou a questão da religião. Sou católico, era amigo dele e estou muito orgulhoso por ele”, disse, destacando que o monumento colocado na entrada do memorial foi feito pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) há muito tempo, mas estava guardado esperando a oportunidade.

O frei Gleizer Campinho, pároco da igreja, destacou em seu discurso na ocasião, o trabalho desempenhado pelo frei Miguel. “Ele é carinhosamente conhecido como o ‘Santo de Aracaju’. Essa é uma homenagem por tudo aquilo que ele significou e pelo testemunho da sua vocação”, afirmou.

A programação de inauguração segue até este sábado, 9, quando uma missa será realizada para finalizar as solenidades de abertura. Durante este final de semana, o local funciona no sábado e domingo das 8 às 11h e das 16 às 19h com entrada gratuita.

Biografia.

Frei Miguel nasceu em 30 de outubro de 1908 na cidade de Cingoli, na Itália. Seu nome era Serafim Césare, mas em sua ordenação ele escolheu seguir seu caminho religioso com o nome de frei Miguelângelo de Cíngole, mas logo foi carinhosamente chamado de frei Miguel pelos brasileiros. Ele chegou à Bahia em 1936 e de lá veio para Aracaju, sendo vigário ainda em Maruim, Santo Amaro, Rosário do Catete e General Maynard.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário