segunda-feira, 23 de outubro de 2017

15ª Edição da revista Cumbuca

15ª edição já está nas ruas contribuindo com a cultura sergipana
Foto arte: Segrase.

Nova edição da Revista Cumbuca
                                                                             
A Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase – através da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe – Edise – apresenta a 15ª edição da revista Cumbuca... 

Criada em 2012, a revista tem periodicidade trimestral, oferecendo ao leitor, conforme o editor da Cumbuca, Amaral Cavalcante, um conteúdo que busca revelar aspectos da cultural local. “Nosso objetivo é promover a cultura sergipana em seus diversos aspectos e para isso, conta com colaboradores de diversos talentos”.

Em cinco anos de existência, a Cumbuca tratou dos mais diferentes temas. Nesta edição, o historiador Murilo Mellins relembra um tempo em que se ouviam muitos assovios na cidade, um ato considerado costume elegante que também servia para galanteio entre os jovens da época. A designer Gabi Etinger elabora a capa desta edição de forma marcante, pois capta cada detalhe do texto de Murilo. O artista plástico Antônio da Cruz faz um estudo sobre a vida, obras, técnicas, temas e trajetória do artista plástico Crec Leão.

O artista plástico Anselmo Rodrigues é lembrado pelo marchand Mário Britto. A culinária sergipana é outro tema abordado na revista pelo jornalista Djenal Gonçalves Filho, que traz em seu texto os hábitos e curiosidades da nossa culinária de forma bem divertido. Já a jornalista Cândida Oliveira escreve sobre a História da fotografia lambe lambe em Aracaju e suas modificações ao longo do tempo.

O cantor Sergival é a personalidade sergipana retratada no texto de Ronaldson Souza. O texto de Maria Adélia Mota da Silva relata o sucesso da obra ‘Essa Menina’, o livro é a estréia literária da escritora Tina Correia. Os poetas Anthony Ribeiro e Udilson Soares apresentam na Cumbuca 15 suas poesias.

O jornalista Nestor Amazonas trata do início da televisão em Sergipe. O pesquisador Thiago Fragata nos apresenta o sergipano Xavier de Assis, dono da primeira livraria instalada em nosso estado, em 1907. E por fim, a história política da cidade sergipana Rosário do Catete, contada pelo pesquisador Adailton Andrade.

Para o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, a revista tem sempre um olhar contemporâneo e o “compromisso de, a cada edição, levar informação e estímulo à reflexão”. A publicação pode ser encontrada na sede da Segrase, na Livraria Escariz ou em plataforma digital de forma gratuita no site da Empresa

 Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram

Texto e imagem reproduzidos do site: senoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário