Professora Paloma (à esquerda), Jamile (vestido verde),
Clara (vestido preto) e Jaci (à direita)
Foto: Portal Infonet
Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 22 de janeiro de 2019
Três sergipanas obtiveram nota mil na redação do Enem
Por João Paulo Schneider e Verlane Estácio
Por João Paulo Schneider e Verlane Estácio
Dos mais de 4 milhões de candidatos do Exame Nacional do
Ensino Médio de 2018 (Enem), apenas 55 conseguiram atingir os mil pontos da
redação. Desse total, três candidatas são do Estado de Sergipe, dentre elas, as
jovens Jamile Borges e Clara de Jesus. Segundo o Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 55 candidatos que
obtiveram nota máxima, 43 são do sexo feminino, o que representa 76% do total,
e 13 do sexo masculino. A terceira aluna, com 15 anos, fez a prova para auto avaliação (conhecidos como treineiros) e
suas notas só são divulgadas 60 dias depois dos participantes regulares.
À espera do tema de redação é sempre uma ansiedade para
milhões de candidatos. Tanto Jamile quanto Clara revelam que a surpresa em
relação ao tema foi mútua. “Nós demoramos um pouco para assimilar o tema”,
dizem. Após começar a refletir sobre a temática, Jamile conta que fez primeiro
um espelho da redação para organizar as ideias. “Eu refleti bastante para saber
como eu queria abordar o tema e comecei a escrever”, afirma. Já Clara diz que
foi mais direta. “Eu apenas fiz um pequeno esboço do tópico frasal e comecei a
escrever direto na folha de redação. Terminei no último minuto”, conta.
Apesar de práticas diferentes na hora de escrever o texto,
as jovens dizem que se inspiram na série “Black Mirror” para compor a introdução
e o desenvolvimento do texto. “A redação exige que o aluno tenha um arcabouço cultural
muito grande”, afirma Paloma Abdallah, professora de redação das meninas.
Segundo ela, apesar do exame exigir um modelo fixo de dissertação, a prática da
escrita é sempre importante para aperfeiçoar como o candidato deve filtrar os
argumentos para adequá-los nos limites de linhas exigidos.
“Elaborar uma síntese do que se irá escrever, como o tópico
frasal , por exemplo, é de suma necessidade para não se perder ao longo do
texto”, destaca Jaci, que também é professora de redação das jovens. Para ela,
“redação é prática”, e, por isso, o principal segredo é praticar para poder
trazer outros elementos e o texto ficar enriquecido. “Inclusive isso é cobrado
na avaliação da redação, a contextualização do tema com outras nuances de
conhecimento”, explica.
“O importante é sempre praticar e se deixar desafiar”,
avalia Jamile. De acordo com a jovem, muitas vezes já deparou com temas que
logo de início não sabia dissertar. “Às vezes durante as aulas chegava a ficar
durante uns 40 minutos com a folha em branco sem saber por onde começar. É
necessário não desistir, ou seja, buscar sempre meios para entender aqueles
assuntos que você tem dificuldade”, orienta. A amiga Clara também vê nesse
caminho o diferencial para conseguir a nota máxima. “É muito bom aplicar outras
áreas do conhecimento. A dica que eu dou é ler muito e praticar
constantemente”, pontua.
Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br
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