Design Gráfico Davo Alfonso Suárez
Fotos: ASCOM/FUNCAP
Publicado originalmente no site do Governo de Sergipe, em 01 de Julho de 2019
Identidade Visual do Arraiá do Povo se destaca e impressiona
sergipanos e visitantes
Ao todo vinte peças foram criadas entre ilustrações soltas,
a homenagem a Jackson do Pandeiro, uma composição com todos os elementos e seis
estampas corridas
Um dos destaques do Encontro Nordestino de Cultura deste ano
em Sergipe foi sem dúvidas a identidade visual do evento. Posicionados em
pontos estratégicos do Arraiá do Povo, os totens temáticos reforçaram ainda
mais a beleza, a tradição e a cultura do nordeste e de Sergipe: casais dançantes,
os músicos da banda de forro pé de serra, plantas, frutas e alguns instrumentos
musicais como a zabumba e o pífano fizeram parte do cenário colorido.
O estilo gráfico das ilustrações remetem aos desenhos de
cordel que são muito representativos do nordeste e não poderia faltar também o
colorido e os ornamentos que enriquecem as ilustrações. Ao todo vinte peças
foram criadas entre ilustrações soltas, a homenagem a Jackson do Pandeiro, uma
composição com todos os elementos e seis estampas corridas.
Questionado sobre de onde veio a inspiração para criar as
peças que abrilhantaram o Encontro Nordestino de Cultura 2019, o design gráfico
David Afonso, que assina as peças, explica que encontrou no Nordeste muito com
o que se identificar. “O evento homenageou o cantor e compositor Jackson do
Pandeiro, logo ele é o elemento central da identidade visual que se complementa
com ilustrações alegóricas a cultura nordestina com um toque de São João",
disse.
David acrescentou que o maior desafio ao criar uma identidade
visual para um evento tão significativo como o Encontro Nordestino de Cultura
foi fazer com que o povo se sentisse representado na identidade visual. “A
cultura junina é muito forte, várias representações folclóricas, festas,
comidas típicas, etc. As pessoas amam e por isso é tão importante que peças
desenvolvidas transmitissem essa alegria, esse clima. Me esforcei para que as
artes estivessem à altura da comemoração e isso para mim foi o desafio
principal”.
Essa é a primeira vez que o artista assina os festejos
juninos em Sergipe, porém os traços de David já ocuparam as avenidas mais
movimentadas do Recife e de Garanhuns. O artista assinou o projeto cenográfico
de três edições seguidas do Festival de Inverno da cidade agrestina, tendo sido
a última em 2015, e também pôs as mãos no projeto cênico do Carnaval do Recife,
ao lado de Joana Lira, em 2014, 2015 e 2016.
David Alfonso Suárez se formou em design gráfico pelo
Instituto Superior de Diseño (Universidade de Havana). Ele já ganhou prêmios
significativos, como o "Tocororo", no 2º Festival Internacional de
Comunicação de Bem Público de Havana; Prêmio da Oficina Nacional de Diseño
(ONDI), em 2004 e 2016; e Prêmio Nacional de Ilustração La Rosa Blanca, na
Feira Internacional do Livro de Havana, considerado o maior prêmio editorial
para os ilustradores cubanos.
Satisfação
Segundo os alagoanos Alexandre Santos e Mônica, os totens
são atrativos e servem para divulgar a festa. “Acho muito bacana essa ideia.
Fazemos alguns registros e já postamos na mídias sociais. Os comentários são os
melhores e muito amigos comentam dizendo que ano que vem não vão perder os
festejos juninos de Sergipe”, confessa Mônica.
A médica baiana, Milla Mendonça também elogiou a decoração
do evento, em especial os totens instalados em alguns pontos do espaço.
"Assim que chegamos aqui na festa eu comentei com minha mãe sobre a
identidade visual do evento. Apesar de ser médica, eu tenho um lado designer e
reparo muito esses detalhes. Festa linda, com uma temática bem apropriada para
esse ano e os totens trouxeram ainda mais beleza e graça para o evento. Estão
todos de parabéns", afirmou.
Texto e imagens reproduzidos do site: se.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário