Foto: Bruno Cardoso.
Publicado originalmente no Blog "Em Pauta UFS", em
08/04/2009.
O que sobrou do mangue
O termo manguezal é utilizado para descrever uma variedade
de comunidades costeiras tropicais compostas por especies vegetais, arboreas ou
arbustivas que conseguem crescer em solos com alto teor de sal
Por Ivo Jeremias.
Em Sergipe, o carangueijo não é apenas um elemento da
culinaria. Ele é um dos principais simbolos da cultura sergipana. A própria
palavra Sergipe que denomina o nosso estado é uma palavra de origem tupi que
significa “rio dos siris”. Os manguezais que constituem o habitat destes
crustáceos e de muitas outras espécies são ecossistemas localizados
predominantemente no encontro dos meios maritimos, fluvial e terrestre, proximo
a estuarios e bacias. No estado de Sergipe, os manguezais se encontramna foz
dos principais rios e nos estuários dos rios Piauí , Real, Vaza-Barris e
Sergipe.
Para muitas familias o manguezal representa uma importante
fonte de renda,além de fornecer uma importante fonte de alimento e ser
responsavel pela manuntenção do equilibrio ambiental. Fatos como estes mostram
o porque é tão importante a preservação deste ecossistema, entretanto isto é
algo que não está sendo feito. O manguezal é o ultimo ecossistema que restou da
cobertura vegetal da mata atlantica em Sergipe. Em 1975, o estado contava com
555,7km² de mangues, de acordo com a EMPRAPA, em 1981, esta area foi reduzida
para 468,7km². atualmente segundo a ADEMA, Sergipe tem aproximadamente 262 km²
.
Um dos principais fatores que contribuem para a devastação
do meio ambiente é o crescimento urbano desordenado das cidade. Em Aracaju ,
este é um fenômeno que acompanha historicamente o processo de formação da
cidade. A capital Sergipana foi erguida em áreas de terrenos alagados e de
manguezais. A cidade teve sua expansão realizada através de aterros e
adensamentos das areas de mangue.
Nos ultimos trinta anos, segundo a EMBRAPA e ADEMA, a
devastação ambiental foi se agravando principalmente a especulação imobiliaria
em Aracaju e a Cacinicultura nos municipios interioranos. Em Aracaju bairros
como a Coroa do meio, Lamarão, Santos Dumont, 13 de Julho ,Farolândia, Jardins
e Atalaia são exemplos da destruição dos mangues, já que para a construção
destes bairros muitas areas de mangue foram aterradas.
O bairro Jardins é o maior exemplo do desrespeito com que o
meio ambiente está sendo tratado. No lugar deste bairro,antes existia a reserva
ecológica Parque Tramandaí que foi quase totalmente destuida para a construção
de uma nobre área residencial e de um shopping center. O que restou da reserva
foi uma pequena faixa de manguezal , onde é despejado esgoto e todo tipo de
lixo. E para ilustrar este triste cenário foi colocada uma enorme placa(quase
do tamanho do intitulado Parque ecologico) com o nome : Reserva ambiental
Tramandaí,afinal está na moda parecer corretamente ecológico nesta sociedade
onde as pessoas parecem não ter a dimensão real da importância dos ecossistemas
para o equilibrio ambiental.
A destruição dos ecossistemas é muitas vezes atribuída a
falta de conhecimento sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.”É
preciso conhecer para preservar”, diz a professora Carmem R. Parisoto ,
coordenadora do projeto Atlas Digital, desenvolvido pela universidade Federal
De Sergipe, através do Departamento de biologia.
O Atlas digital é um programa para internet com imagens e
textos explicativos sobre os ambientes aquáticos sergipanos e da fauna
associada a eles. O intuito do projeto é que através das informações
disponibilizadas no site www.labec.com.br/biodigital seja possivel que o
publico se torne capaz de reconhecer a fauna especifica do estado e que
desenvolva uma consciência ecológica. Segundo a professora Carmem R. Parisoto o
site deve servir como um instrumento para auxiliar no ensino de ciêncis e biologia
nas escolas do estado, fornecendo elementos que tornem possivel uma
aprendizagem contextualizada e fornecendo novos recursos tanto para professores
como para os alunos.
O site tem como interesse facilitar o acesso à informação ,
enriquecer o processo educacional através de imagens , jogos e informações com
uma linguagem mais descontraída em relação aos livros didaticos . Um dos
obejtivos principais do projeto é desenvolver nos estudantes uma consciência
ambiental para que as proximas gerações possam cuidar com mais carinho o pouco
dos ecossistemas que ainda restam.
Texto e imagem reproduzidos do blog:
empautaufs.wordpress.com
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