sábado, 4 de agosto de 2018

José Fernandes

Foto: Álvaro Bonfiglio

José Fernandes 

Além de ilustrar a belíssima exposição "Sergipanidade", que se encontra em cartaz na galeria "M Depósito de Arte", no bairro 13 de Julho, o icônico artista plástico sergipano, 'José Fernandes', também é a inspiração do escritor 'Marcelo Ribeiro', que está assinando o seu mais novo livro intitulado 'José Fernandes', a ser lançado pela "Editora Oficial do Estado de Sergipe - Edise", no dia 16 de agosto, às 17h, tendo como espaço o "Museu da Gente Sergipana".

A publicação trata da vida de um dos maiores artistas plásticos do nosso Estado, José Fernandes Alves dos Santos, nascido no município de Lagarto, interior de Sergipe, no ano de 1959. A obra não apenas relata os 40 anos de carreira profissional desse grande desenhista e pintor, mas também fatos sobre a sua vida boêmia. Além do livro, na mesma ocasião será lançado o documentário ‘Zé um sergipano do Brasil’, de 'Paulo Lobo' e 'Álvaro Bonfiglio'.

As obras de 'José Fernandes' sempre mantiveram o seu foco voltado aos temas regionais e à valorização por corpos e rostos femininos, feiras, mercados e tudo que engloba esse cenário, como pescadores, peixes, cavalos e galos, além das suas pombas, marca registrada do artista, onde ele as define como "símbolo universal da paz, do amor, da harmonia e da fraternidade”.

Algumas das suas pinturas estão presentes em coleções particulares de figuras públicas a exemplo dos cantores 'Caetano Veloso', 'Cauby Peixoto' e 'Ângela Maria', da atriz 'Arlete Sales', do humorista 'Tom Cavalcanti', além de tradicionais espaços como o "Museu de Arte Moderna de São Paulo", e o "Museu de Arte de Brasília". Fora da nossa terra brasileira, suas obras também estão presentes em países como a Alemanha, Japão e Estados Unidos. Salve!

Texto e imagem reproduzidos do site: bacanudo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário