Projeto visa a inclusão da comunidade
nas atividades do
museu
Foto: secult
Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 03 de agosto de 2018
Museu Histórico de Sergipe promove Semana de Ações Didáticas
Desde o dia 30 de julho está acontecendo o Projeto Educação
para a Conscientização, realizado através da parceria entre o Museu Histórico
de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe, que segue até o dia 7 de
agosto. Várias rodas de conversa, palestras, atividades e exposições estão
sendo realizadas no Museu Histórico de Sergipe em São Cristóvão, com tema principal
‘Ações Didáticas no Museu’ visando à discussão de estratégias para inserção dos
museus no cotidiano das comunidades em geral.
Na última quarta-feira, 01, foi realizada uma Roda de
conversa com a professora María Teresa Becerra Traver, da Universidade de
Extremadura (UEX), na Espanha, estiveram presentes também representantes de
museus, a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Marta Soraya e a
professora do Colégio de Aplicação da UFS, Silaine Maria Gomes Borges.
Durante o encontro foram colocados em pauta diversos tópicos
e a desconstrução da ideia de museu como lugar de coisas velhas, além da
promoção do histórico da cidade, pois há um déficit de participação e
engajamento da comunidade com o museu, e os participantes ressaltaram que é
preciso desenvolver formas de mostrar para as pessoas que o museu é delas, é a
casa da cidade, o berço histórico daquele lugar e das pessoas que o habitam.
Para Silaine Borges, o museu deve agir com ações
provocativas perante a comunidade local para despertar a curiosidade deles em
visitar e conhecer o museu. “Nós não podemos esperar as datas comemorativas,
por exemplo, o dia da Praça São Francisco, para convidar a população e realizar
atividades no museu, tem que agir frequentemente porque é difícil ter incentivo
para sair de casa, do ambiente conhecido, da comodidade, mas é nosso dever
proporcionar e cultivar essa curiosidade neles para que os mesmos encontrem no
museu a sua própria história”, relatou.
Esse desafio está ligado também com a noção de
pertencimento, outro tópico abordado durante a discussão, para que haja o
engajamento entre os dois lados e a ideia de que museu é apenas para turista e
não serve para nada seja desconstruída e dê espaço para o entendimento de que é
um lugar de aprendizado e conhecimento. A professora María Teresa Becerra
Traver, destacou que é relevante a fomentação de debates como esses. “Sem
dúvida o enriquecimento cultural é sempre muito positivo para todos, é ótimo
conhecer outros pontos de vista outras necessidades e poder discutir e
contribuir com o planejamento em geral”, afirmou.
Fonte: Secult
Texto e imagem reproduzido do site: infonet.com.br
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