sexta-feira, 30 de agosto de 2013

'Dom Luciano visita o Palácio-Museu Olimpio Campos'


'Dom Luciano visita o Palácio-Museu Olimpio Campos'

"O Palácio-Museu Olímpio Campos recebeu no último dia 02, a visita do Arcebispo Dom Luciano Duarte em companhia de sua irmã, Carmen Duarte e da amiga, Carmelita Fontes. Os visitantes, que outrora foram convidados de jantares e eventos oferecidos por governadores do estado, puderam rever as pinturas, mobiliário e esculturas que àquela época já configuravam os espaços internos do monumento. O passeio reascendeu lembranças de importantes momentos vividos por ambos no Palácio.

Dom Luciano José Cabral Duarte, 85, foi o segundo Arcebispo Metropolitano de Aracaju e contabiliza inúmeras contribuições para a educação, cultura e religião do estado de Sergipe. Ainda como Bispo Auxiliar, foi membro do Conselho Estadual de Educação, destacando-se pelo empenho que dedicou à criação da Universidade Federal de Sergipe, e fundou do Colégio de Aplicação. Enquanto Arcebispo, Dom Luciano fundou o Museu de Arte Sacra de Sergipe, em São Cristóvão, criou diversas paróquias na Capital e no interior, entre outras tantas atividades dedicadas a trazer melhorias à vida dos sergipanos.

Durante a visita ao Olímpio Campos, no Salão de Jantar, onde estão dispostas fotografias de jantares que foram oferecidos pelo ex-governador Paulo Barreto, os irmãos Dom Luciano e Carmem reconheceram a si mesmos em um dos retratos e puderam relembrar algumas cerimônias das quais participaram.

"Este Palácio é o mesmo que nós encontramos quando meu irmão era Bispo Auxiliar, depois quando foi nomeado Arcebispo e em outras ocasiões em governos como o de Dr. Lourival Batista, Dr. Paulo Barreto, Dr. João Garcez. O melhor desta obra é que não foi construído algo novo, o que já estava aqui é que foi totalmente restaurado. O Governo do Estado está de parabéns por essa recuperação", afirma comovida a irmã do Arcebispo.

A professora e poetisa sergipana, Carmelita Fontes, que acompanhou a visita ficou encantada com a restauração. "Este Palácio é uma grande aula para quem vem conhecê-lo. Abrir à visitação foi fundamental para estudantes e pesquisadores, bem como para as próximas gerações que vão poder conhecer tudo isso aqui", diz a poetisa laranjeirense". (Do Site palacioolimpiocampos).
..........................
Foto Ascom SECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário