domingo, 18 de agosto de 2013

Município de Frei Paulo


Cidade de Frei Paulo/SE.

A cidade Frei Paulo está localizada no sertão sergipano, próxima à cidade de Aracaju. Sua população é estimada em aproximadamente 13 mil habitantes, que estão distribuídos nos quase 400 Km² de extensão. Possui um clima semiárido, estando em uma altitude próxima dos 272 metros.

Esse município sergipano, que já teve o nome de São Paulo, foi uma região muito propícia para o cultivo do algodão e para a criação de gado. O local, que também já foi conhecido como as “matas de Itabaiana”, foi habitado por volta de 1868 pelos freis capuchinhos, entre os quais estava os freis Davi de Umbértice e Paulo Antônio Casanova. Este último foi quem deu o nome de Frei Paulo a cidade, por ter ajudado muito a região, principalmente por fundar o povoado e construir a igreja.

Em 2 de março de 1938, por ter o mesmo nome da cidade de São Paulo, do Sudoeste do Brasil, São Paulo do sertão sergipano ganha o nome de Frei Paulo, em homenagem ao seu fundador. Por algum tempo, os que nasciam na região eram chamados de paulistanos. Depois da mudança de nome surgiram apelidos como ‘São Paulo moleque’ e ‘São Paulo calça curta’, mas oficialmente os nativos passaram a chamar-se frei-paulistanos.

Atualmente, Frei Paulo tem sua economia pautada na agricultura, pecuária e comércio. Para quem visita a cidade pode conhecer as belíssimas praças, a Igreja Matriz, o Povoado Alagadiço, a Toca da Onça, o Museu do Cangaço (Antonio Porfírio) e o túmulo do Cangaceiro Zé Baiano. Esses últimos mostram a forte história do cangaceiro da região.

Fonte: Prefeitura Municipal de Frei Paulo
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Foto e texto reproduzidos do site: sppert.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário