quarta-feira, 8 de julho de 2015

Banda de Pífano Esquenta Muié

Foto: Arthuro Paganini.

Infonet > São João > Notícias > 30/06/2015.

Banda de Pífano Esquenta Muié leva cultura para o Arraiá
Resgate da cultura nordestina é objetivo do grupo

Nem só de forró foi feito o Arraiá do Povo. Quem participou do evento pôde prestigiar as mais diversas manifestações culturais sergipanas, do reisado às quadrilhas juninas. E para encerrar a última noite do evento, quem fez sergipanos e turistas conhecerem um pouco mais da cultura local foi a Banda de Pífano Esquenta Muié, do município de Laranjeiras.

De acordo com Evandro Bispo, um dos músicos do grupo, é de grande importância e motivo de satisfação apresentar o pífano para o público, pois se trata de um resgate da cultura nordestina, já que pouca gente conhece a verdadeira origem da tradição. “A banda de pífano está na raiz da música nordestina. Antes do acordeon, o pífano era quem alegrava os festejos juninos em todos os lugares e estava sendo esquecido em função da modernidade sonora. Então estamos tentando resgatar essa cultura, que é tão bela e totalmente originária do Nordeste brasileiro”, ressaltou.

Para Evandro Bispo, a receptividade do público tem sido de grande importância para o renascimento do pífano que, segundo ele, está quase extinto no nordeste. Ele garante que nas apresentações o que não falta é alegria, diversão e interatividade com o público. “Graças a quem nos assiste, o pífano está ressurgindo, e isso é gratificante para nós. Hoje participamos de eventos em todo Brasil, e já existem grupos na Europa que estão desenvolvendo a cultura do pífano. Não existe nada mais emocionante que a divulgação da nossa cultura”, finalizou.

Por Adriana Meneses.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/saojoao/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário