segunda-feira, 13 de julho de 2015

São Cristóvão comemorou Emancipação no Museu Histórico

Foto: Ascom Secult.

Infonet > Cultura > Noticias > 09/07/2015.

São Cristóvão comemorou Emancipação no Museu Histórico
Primeira capital do estado e quarta cidade mais antiga do país

O dia 8 de julho, data em que marca os 195 anos de Emancipação Política do Estado de Sergipe, o município de São Cristóvão, primeira capital do estado e quarta cidade mais antiga do país, comemorou no Museu Histórico de Sergipe essa data alusiva para o povo sergipano.

A programação contou com hasteamento das bandeiras no período da manhã, onde estiveram presentes representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Prefeitura do município. Já pela noite, através do projeto ‘Patrimônio em Concerto’, o grupo Música Antiga Renantique levou para a cidade histórica aconchegantes cânticos que fazem referência ao período medieval e renascentista para simbolizar a história, memória e cultura do estado.

Sandra Sena que é a idealizadora do projeto, explicou que o ‘Patrimônio em Concerto’ surgiu há sete anos, com a necessidade da divulgação da Praça São Francisco que na época era candidata a ser patrimônio histórico da humanidade. Segundo ela, com o apoio da Sergas, principal patrocinadora, o ‘Patrimônio em Concerto’ tem conseguido se estender cada vez mais pelos municípios sergipanos. “É um projeto consolidado e muito prazeroso, pois nós encontramos retorno do público. Desde seu surgimento, já conseguimos dobrar o número de apresentações que acontecem em vários municípios do estado e isso é gratificante”, relatou.

O Diretor de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Marcos Paulo, conta que a VII edição do ‘Patrimônio em Concerto’ foi um projeto pensado dentro da subsecretaria, através de Sandra Sena e Emmanuel Vasconcellos, que há 18 anos é o diretor artístico do grupo. Segundo ele, “o ‘Patrimônio em Concerto’ tem o objetivo de transmitir para o público a importância de preservar a memória do povo sergipano dentro do espaço onde o grupo se apresenta, para conscientizar sobre a educação patrimonial”.

Música Antiga Renantique

Criado há 19 anos, o grupo tem como objetivo executar a música da Idade Média e da Renascença da Europa Ocidental, algo inédito em Sergipe. Trazendo o movimento de redescoberta da ‘música antiga’, com cópias de instrumentos da época, o grupo difunde um amplo repertório, que abrange desde as ‘Canções de Cruzada’ até o ‘Teatro de Shakespeare’.

Há cinco anos como soprano do grupo, Marcela Porto conta que, para eles, “é uma satisfação enorme estar prestando essa homenagem ao nosso estado, numa data tão importante como é a emancipação. É um presente para nós do Renantique que sempre prezamos pela nossa sergipanidade”.

Pela primeira vez num espetáculo do tipo, a aposentada Lourdes Nascimento contou que ficou maravilhada com a apresentação. “Ainda não conhecia o grupo e achei lindo. O que mais me encantou foi a voz da soprano, é belíssima”, disse. Quem também prestigiou a apresentação foi a sobrinha dela, Rafaele Leão, que é universitária e musicista. Rafaele disse ter achado o espetáculo rico em detalhes, e aprovou a apresentação. “A música tem várias vertentes, e esse concerto conseguiu resgatar as heranças históricas da cidade de São Cristóvão”, falou.

Emancipação Política

A Carta Régia que desanexou da Capitania da Bahia o território de Sergipe, emancipando-o politicamente, completou 195 anos no dia 8 de julho, e é uma referência para história e construção da sociedade sergipana. A decisão confirmada e referendada por Dom Pedro I em 1820, elevou novamente São Cristóvão à condição de cidade, para ser capital de Sergipe. Mas, somente em 1824, com a Constituição, foi que o estado se tornou uma das províncias do Brasil, consolidando assim a Emancipação.

A Secretária de Cultura do município de São Cristóvão, Maria José, também esteve presente no concerto e falou sobre a importância da comemoração dos 195 anos de Emancipação Política com a presença do grupo Renantique. “São Cristóvão é um município cheio de histórias, de igrejas, e de uma cultura diversificada. Historicamente é considerada a primeira cidade de Sergipe, quarta cidade mais antiga do país, patrimônio da humanidade com a Praça São Francisco e capital honorária do Estado. A presença do Renantique só veio engrandecer a cidade e nós agradecemos isso ao Secretário de Cultura do Estado”.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário