sábado, 21 de julho de 2018

Biblioteca Municipal Clodomir Silva homenageia o poeta sergipano João Sapateiro

 Zezé de Boquim


 João Emanuel



 Josileno de Jesus

Fabiana Bispo
Fotos: Edinah Mary

Publicado originalmente no site do Portal Indonet, em 19/07/18 

Biblioteca Municipal Clodomir Silva homenageia o poeta sergipano João Sapateiro

Com o objetivo de valorizar a cultura popular sergipana, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza uma exposição em homenagem ao centenário do poeta sergipano João Sapateiro. O evento foi iniciado nesta quinta-feira, 19, com um sarau no auditório da unidade, e segue com a mostra até o final do mês de julho.

“Organizar uma exposição que fala da vida e obra de João Sapateiro é despertar a consciência dos usuários da biblioteca sobre a importância da cultura popular sergipana para a construção da cultura brasileira. É fazê-los buscar o seu reconhecimento, além de ser um incentivo à literatura popular sergipana e o acesso à informação”, destacou a coordenadora da Clodomir Silva, Fabiana Bispo.

Durante a homenagem, o Coletivo de Artistas Afrodescendentes fez declamações poéticas emocionando familiares, amigos, poetas e admiradores de João Sapateiro. “Ao ser convidado pela coordenadora da biblioteca para participar desta homenagem, decidimos recitar poesias do nosso mestre da cultura popular. Afinal, ele tem que ser conhecido por todos, pois é referência para a nova geração”, disse o professor e cordelista João Emanuel.

O filho de João Sapateiro, Josileno de Jesus Franco, agradeceu a homenagem. “Sou grato a todos os evolvidos. Acredito que essas celebrações fazem deixar viva na memória das pessoas, mostrando importância dele, não só para a cultura popular, como para a história de Sergipe. Infelizmente, ele não alcançou em vida todas essas homenagens, mas deixou um legado lindo para ser apreciado por todos”.

“João Sapateiro foi uma grande expressão popular de Sergipe. Não tive muito contato com ele, mas o pouco que eu tive foi o suficiente para saber que ele iria marcar a nossa história. E, a biblioteca foi feliz em celebrar esses 100 anos de cultura e arte através de seu talento em brincar com as palavras”, comentou o cordelista conhecido como ‘Zezé de Boquim’.

Segundo Fabiana Bispo, quem for visitar a exposição irá conferir os paineis com informações da vida do poeta, como também ler algumas de suas obras. “Será uma viagem pela literatura popular sergipana”, concluiu. A Biblioteca Clodomir Silva fica localizada na rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos. Mais informações através do telefone 3179-3742.

João Sapateiro

João Silva Franco, conhecido como ‘João Sapateiro’, nasceu na cidade de Riachuelo, em 20 de junho de 1918. Em busca de melhores dias, sua família mudou-se para Aracaju em 1935 e, em 1938, transferiram-se de vez para Laranjeiras. Lá, ele permaneceu por setenta anos, dedicando-se a arte de consertar sapatos. Como amava a literatura, aproveitava seu espaço de trabalho para pregar cartolinas com suas poesia e trovas nas paredes para que o público pudesse apreciá-las. Além dos vários amigos, turistas e personalidades de várias partes do mundo visitavam a ‘Tenda do João Sapateiro’ para saber mais sobre o humilde e talentoso poeta. No dia 9 de outubro de 2008, ele partiu deixando um legado invejável.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário