sexta-feira, 27 de julho de 2018

Parceria entre Prefeitura e SergipeTec promove arborização de Aracaju

 Vitor Melo fala sobre a reforma do horto




 Para Ronaldo Fernandes, parceria beneficia a todo


Mudas são produzidas no SegipeTec 
Fotos: Ana Lícia Menezes

Publicado originalmente no site da PMA, em 26/07/18 

Parceria entre Prefeitura e SergipeTec promove arborização de Aracaju

Uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) está promovendo, desde 2017, a substituição de árvores doentes e com período fenológico (tempo de vida) final por árvores saudáveis e adequadas à vida urbana. O objetivo é transformar Aracaju em uma cidade mais sustentável para se viver.

A produção de mudas para a ornamentação ocorre no SergipeTec, enquanto o horto do Parque da Sementeira está sendo reformado para auxiliar na demanda. As duas instituições oferecem serviços distintos. A Sema possui mão de obra, mas não tem tecnologia adequada para a produção das mudas. Já o SergipeTec tem toda a estrutura adequada para as etapas necessárias à produção de novas árvores para o plantio. O coordenador do horto, Vitor Melo, considera a parceria como "uma união boa. A Sema entra com a mão de obra e a SergipeTec, com a parte estrutural".

O horto conta com três estufas. Abriga e produz em torno de 15 e 18 mil mudas por mês para atender a demanda da Prefeitura. Este ano, já foram enviadas 2.700 mudas para a SergipeTec para passarem pelo processo de rustificação (diminuição no fluxo de irrigação), adubação, acomodação em sacos de terra maiores. Depois elas são colocadas em uma estufa solar e seguem para a plantação nas avenidas e demais pontos da cidade.

Para uma produção de qualidade, o horto está passando por uma reforma. "Já conseguimos fazer a cerca da área onde ficam as mudas, trouxemos uma nova estufa, construímos um novo sistema de irrigação e adquirimos mudas, de quatro a seis metros de altura, por meio de compensação", contou Vitor Melo. O termo ‘compensação' é utilizado para classificar a forma como as mudas são adquiridas pelo horto. Empresas sergipanas que sofrem multas da Secretaria do Meio Ambiente por desrespeitarem regras ambientais, em vez de pagarem as multas em dinheiro, compensam tal pendência com mudas e repassam para instituições públicas ligadas ao meio ambiente.

Essa alta na geração de novas mudas se dá em razão das árvores existentes pertencerem a biomas diferentes e estarem velhas, doentes, com pragas, com galhos fracos e ocos. Sobretudo, segundo o coordenador do horto, a substituição acontece para garantir o bem-estar e a segurança da população aracajuana. "Se uma árvore nessas condições cai na avenida Francisco Porto em horário de pico, imagine o transtorno que não ia ser", estima.

Processo de produção de mudas

As mudas para a arborização são produzidas no horto e também na SergipeTec. Mas é no Parque Tecnológico que é oferecida a elas toda a estrutura necessária. O espaço possui uma estufa e um telado. Na primeira, repousam algumas mudas enviadas do horto. Com um tamanho maior, elas estão recebendo tratamento em virtude de problemas de germinação e crescimento. Algumas plantas, já tratadas, deixaram o parque conforme a necessidade da Sema para serem plantadas. Já o telado é o local em que ocorre a plantação das sementes e a germinação. As futuras árvores repousam lá, por um período, até serem levadas para outro espaço, onde ficam geralmente por quatro meses recebendo sol e tendo um contato maior com o ambiente. Com uma capacidade de 500 mil mudas, hoje o telado e o espaço de repouso das plantas abrigam 15 mil.

O SergipeTec trabalha exclusivamente para a arborização e produz plantas ornamentais, ideais para essa finalidade. E conta com seis pessoas, pertencentes ao grupo dos apenados. O coordenador da Biofábrica de Mudas que é formado em Engenharia Florestal, Ronaldo Fernandes, diz que a função do parque é de apenas produzir e selecionar as mudas para a arborização e o processo de plantação é feito inteiramente pela Secretaria de Meio Ambiente. "Nós selecionamos plantas adequadas à arborização, mas o local de plantio é definido pela Sema e seus técnicos. Foi esse o acordo com a Prefeitura", conta.

Reconhecimento

O presidente do SergipeTec, Manoel Hora, exaltou a união da instituição com a Sema, da Prefeitura de Aracaju. "Essa parceria com a Prefeitura de Aracaju é muito positiva, por estarmos colaborando com a arborização da capital. Árvore é, acima de tudo, mais qualidade de vida. Estamos muito orgulhosos por participar e contribuir desta ação da Prefeitura Municipal de Aracaju", reconheceu.

A parceria é classificada pelo coordenador do projeto no SergipeTec, Ronaldo Fernandes, como um trabalho de cooperação técnica que proporciona vantagens à Sema e ao SergipeTec, e trará benefícios para Aracaju. "Uma cidade bem arborizada tende a reduzir todos os efeitos provocados pelas mudanças climáticas, pois a ONU já exige a arborização nas capitais. A parceria é um acordo de cooperação técnica, um ajudando o outro. Está sendo boa para as duas partes e quem vai ganhar com isso tudo é Aracaju", garantiu.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário