quinta-feira, 5 de julho de 2018

Forró Caju nos Bairros resgata tradição junina e é sucesso entre aracajuanos


Forró Caju 2018 movimentou 18 bairros na capital




 Carla Paz, moradora do bairro Aruana

 Cristiano de Menezes, marcador e presidente
 da quadrilha Cacimba Nova

 Analice Pereira mora há quatro anos no Augusto Franco

Cássio Murilo, presidente da Funcaju
Fotos: Ana Lícia Menezes e Felipe Goettenauer

Publicado Originalmente pela Agência Aracaju de Notícias, em 02/07/18

Forró Caju nos Bairros resgata tradição junina e é sucesso entre aracajuanos

O período junino em Aracaju foi bem diferente este ano. Isso se deve ao Forró Caju 2018, um dos eventos mais tradicionais da região Nordeste, que foi retomado com novo formato para resgatar a tradição junina. Quadrilhas, trios pé-de-serra e bandas animaram as noites de aracajuanos e turistas, em 18 bairros da capital, além da Rua São João. De norte a sul, a alegria contagiava a todos desde o dia 14 de junho.

A multidão se misturou ao ritmo da sanfona, zabumba e triângulo. Foi um mergulho à cultura nordestina. Para o marcador e presidente da quadrilha Cacimba Nova, Cristiano de Menezes, o projeto proporcionou momentos marcantes. “É um valor imensurável por vários motivos. O primeiro é que são 11 meses de preparação para nós da quadrilha. O segundo motivo é que, com o Forró Caju nos bairros, a gente teve a oportunidade de dançar na nossa comunidade. A gente traz esse brilho da apresentação dentro do Forró Caju”, disse.

A moradora do bairro Aruana, Carla Paz, era só felicidade. Ela reside há cerca de 15 anos na região e conta que já foram promovidas outras festas na praça, mas nenhuma foi tão organizada como essa. “Foi uma oportunidade boa para quem não tem condições de ir ao Forró Caju nos mercados, como eu, que tenho uma filha de apenas um ano e cinco meses. Aqui, pude curtir até mesmo com ela, que já está aprendendo a dançar. Sem falar que alguns moradores aproveitaram para vender comidas típicas e gerar uma renda extra”, elogiou.

A feirante Analice Pereira explicou que mora há quatro anos no Augusto Franco e sempre viu a praça “morta”, nessa época junina. “Essa praça é sempre utilizada para vários eventos, que eu não costumo frequentar, mas esse me chamou a atenção e gostei muito. Foi uma ótima ideia, a gente se divertiu bastante. Em todos os anos, que tiver forró aqui, eu estarei. Que venha 2019”, garantiu.

Atrações

Jailson do Acordeon, Iracema do Forró, Luiz Fontineli e Xote Maneiro foram algumas das atrações que abrilhantaram o Forró Caju nos Bairros. O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Cássio Murilo, ressaltou a importância da inovação do evento para a cultura. “Fico feliz de fazer parte de uma gestão que aposta e investe na ideia de democratização dos nossos bens culturais e de ver as famílias aproveitando tudo isso. O que vimos nos bairros durante esse mês de junho foi a celebração da nossa identidade e dos nossos valores”, destacou.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário