sexta-feira, 27 de julho de 2018

Muda Mangue: conservação dos manguezais...

O Muda Mangue foi lançado coma proposta de
 conservar os manguezais de Aracaju 


Os participantes prontos, utilizando equipamentos
 de proteção, para o plantio de mudas



A professora do curso de biologia da UFS, Drª Sindiany
 Caduda, explanou sobre a importância da 
conservação dos manguezais

O secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto 
Cesar Viana, também realizou  o plantio
 de mudas no mangue

Coordenadora de Educação Ambiental da Sema,
 Raphaella Ribeiro

Andresa Almeida

Vivianne Andrade

Dayane de Oliveira
Fotos: Lindivaldo Ribeiro

Publicado originalmente no site da PMA, em 26 de julho de 2018  

Muda Mangue: conservação dos manguezais é foco de programa lançado pela Sema e Riomar Shopping 

Os manguezais desempenham diversas funções ecológicas e sociais: são reguladores de mudanças climáticas, são berçários da biodiversidade aquática, pois os animais se utilizam dessas áreas para diversas estratégias de sobrevivência, e há um forte poder natural de regeneração da vegetação. Por isso, em alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado nesta quinta-feira, 26, foi lançado o programa Muda Mangue, voltado para a conservação dos manguezais existentes na cidade de Aracaju, por meio do plantio de mudas. O programa se iniciou em um dos manguezais do bairro Coroa do Meio, onde os participantes puderam entender, na prática, como proteger os ecossistemas da capital sergipana.

O Muda Mangue é um programa idealizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o RioMar Shopping, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o instituto Canto Vivo. A união dessas parcerias demonstra a preocupação em manter vivos os manguezais.  De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, esta ação é um pontapé inicial para um programa contínuo, com o objetivo de conservar e recuperar os manguezais que estão sendo degradados pelas ações errôneas do homem. “O foco é aproximar toda a população aracajuana, a fim de cuidar dos manguezais. Hoje é um dia simbólico, importante para que a gente possa reforçar sobre a conservação desses mangues, sendo um ato de extrema valia, tanto para o município, quanto para todo o ecossistema. E ver esses jovens e a população participando do projeto, para mim é muito gratificante, porque sabemos que estamos iniciando um trabalho de sensibilização ambiental no intuito de fazê-los pertencentes da natureza e se apropriarem desse bem cultural e ambiental”, declara.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, explica que o projeto não é simplesmente um ato simbólico, mas sim uma ação que será expandida para outros  manguezais de Aracaju. “O nosso município é formado ao redor do mangue. E passar esse contexto histórico, ambiental e cultural é o nosso desejo. Queremos aproximar a população dessa vegetação. E não havia melhor nome para darmos a esse programa do que Muda Mangue, pois faz uma relação do sentido de mudança dessas áreas, por meio de sua conservação, e do plantio de mudas”, diz.

O RioMar Shopping já vem trabalhando em ações socioambientais, em parceria com a Sema, a exemplo do programa ‘Jogando Limpo com o Mangue’, que ocorre durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada de 4 a 8 de junho. Para a analista ambiental da organização, Vivianne Andrade, a ideia é expandir essas ações, através da união de forças, e trabalhar a questão de áreas degradadas pela ação inconsequente do homem. “É uma satisfação formarmos parceria com a Sema, UFS e Canto Vivo. Sabemos que o mangue vem sofrendo e queremos recuperá-lo. E com essa recuperação realizarmos ações contínuas. Hoje iniciaremos com o plantio de mudas”, destaca.

Atividades

O lançamento do ‘Muda Mangue’ foi iniciado com a explanação sobre a conservação dos manguezais, realizada pela professora do curso de Biologia da Universidade Federal de Sergipe, Drª Sindiany Caduda. Ela explicou sobre o seu trabalho na área costeira e em manguezais e a preocupação da perda dessas zonas. “Aqui na Coroa do Meio também existe uma preocupação com a perda dessas áreas de mangue. Então, hoje, particularmente, a gente tem muito mais a pensar sobre os manguezais. O plantio de mudas que estamos realizando, por si só não resolve as problemáticas que encontramos nessas regiões. É preciso sensibilizar a comunidade, fazer um trabalho de educação ambiental crítica para que as pessoas repensem e reflitam sobre o que está acontecendo com os mangues daqui de Aracaju e das consequências que podem ser geradas a partir disso”, pontua.

Após a explanação sobre motivos para conservar os manguezais, houve o plantio de mudas, originadas do viveiro do RioMar Shopping e do instituto Canto Vivo. Espécies de mangue vermelho e branco, adaptáveis às condições da área, foram plantadas. 

Preservar e conservar

A denominação de duas vertentes ambientais amplamente debatidas por ambientalistas também foi discutida durante o evento. Os termos preservar e conservar serviram de orientação para os participantes entenderem de que forma elas atuam e quais sãos as suas singularidades. “Existe uma diferença entre o preservar e o conservar. Preservar é quando eu simplesmente fecho a área e não permito que haja a participação da comunidade. Já na conservação, há uma participação direta da comunidade nesse processo”, explica.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, também explica que “na preservação, teríamos que deixar o ambiente intacto, não possível de modificações, como ações que objetivam o desenvolvimento urbano. Já o conservar significa conviver em harmonia com o ambiente. Por mais que causemos algum impacto ambiental, devemos compensar esses atos com ações mais conscientes e colaborativas”. 

A estudante de Fotografia do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), Andresa Almeida, fez questão de participar do evento. Para ela, entender melhor sobre os manguezais e ter realizado o plantio de mudas foi uma forma de contribuir para a sua conservação. “É uma iniciativa bem bacana da Sema e dos parceiros envolvidos, que convidam as pessoas para conhecerem mais sobre o local onde vivemos, a demonstrarem o seu amor pelas áreas naturais de Aracaju”, afirma.

Para a estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFS, Dayane de Oliveira, a participação no evento foi uma forma de difundir o seu conhecimento, fator importante não só para ela, como para os demais estudantes das áreas ambientais. “Não podemos parar por aqui. Temos que levar esse conhecimento adiante, a experiência que vivemos para outras pessoas. Estamos conservando toda uma biodiversidade que existe nos manguezais, dos seres que vivem nesse habitat, dos rios, ocasionando na sua proteção”, ressalta. 

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário