sábado, 8 de junho de 2019

Casa do Folclore abre exposição alusiva aos Festejos Juninos








Fotos: Heitor Xavier

Publicado originalmente no site São Cristóvão, em 07/06/2019

Casa do Folclore abre exposição alusiva aos Festejos Juninos

Encontra-se aberta à visitação, na Casa do Folclore Zeca de Noberto, a exposição que celebra os Festejos Juninos. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), a mostra faz parte da programação do “São João da Tradição”, e permanecerá aberta até o dia 7 de julho, retratando imagens e painéis dos três santos do ciclo junino: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Para o diretor-presidente da Fundact, Gaspeu Fontes, a mostra expressa o esforço da Prefeitura de São Cristóvão em manter as tradições juninas ativas no município. “O Nordeste, no mês de junho, se enche de alegria e de cores. As pessoas enfeitam as suas casas, temos as tradições dos fogos, milho, forró, a cultura popular fica em evidência. Então, como forma de retratar tudo isso, nós elaboramos essa exposição com os santos que são mais festejados nesta época, para que os turistas e os moradores da cidade conheçam mais e mais sobre a cultura junina”, explicou.

De acordo com a assessora técnica da Fundact, e que assina a curadoria da exposição, Maria Glória, a exposição também traz imagens que fazem referência aos grupos folclóricos que integram o ciclo junino no município. “Aqui em São Cristóvão, além dos trios de forró pé de serra e quadrilhas juninas, nós também temos os grupos folclóricos que se apresentam neste período, como o Samba de Coco, Caceteiras, Batalhão de São João, e Bacamarteiros que estamos valorizando também. Em resumo, temos a união da religiosidade com a arte”, detalhou.

O processo de elaboração da exposição contou com a participação de diversas pessoas, dentre elas: a estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gize Mangueira. “Nesta exposição busquei trabalhar, principalmente, com o reaproveitamento de peças, para representar a nossa cultura. Nosso objetivo é através da Educação Patrimonial deixarmos como legado à comunidade a importância da preservação e de reutilização, porque desta forma a gente pode criar arte. Essa é uma forma de exaltar a nossa cultura e incentivar nossas gerações a conhecerem a cultura nordestina”, afirmou.

A Casa do Folclore Zeca de Noberto funciona de segunda-feira a sexta, das 8h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.

Programação junina

Dia 14/06

- 14h - Ensaio Aberto com Caceteiras de Rindú, na praça São Francisco

Dia 22/06

*Estação Ferroviária (Sede)*

- 19h50 - Apresentação de Barcos de Fogo

- 20h - Quadrilha Junina Meu Xodó

- 21h - Adalvenon e Andrezza

- 23h - Xote Muleke

- 1h - Joba e Forró RalaCoxa

Dia 23/06

*Estação Ferroviária (Sede)*

- 14h - Concentração do Casamento Tabaréu no Alto da Divinéia

- 16h - Cortejo do Casamento Tabaréu pelas ruas da cidade com Ednaldo do Acordeon

- 17h30 - Casamento do Tabaréu

- 20h - Os Manos do Forró

- 22h - Forró Brasões

- 00h - Seu Biná

Texto e imagens reproduzidos no site: saocristovao.se.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário