Danilo Aguiar, diretor do
Núcleo de Mídias Digitais
Foto: Sérgio Silva.
Publicado originalmente no site da PMA, em 12/06/2017.
Campanha ‘Aracaju não tem acento’ nas redes sociais já
alcançou quase meio milhão de pessoas
Há duas semanas, foi lançada a campanha ‘Aracaju não tem
acento Aracaju tem' nas redes sociais pela Prefeitura de Aracaju, através do
Núcleo de Mídias Digitais da Secretaria Municipal da Comunicação Social
(Secom). A ideia nasceu da incompreensão de pessoas, instituições e empresas
que ainda escrevem o nome da capital sergipana com acento na letra 'u'.
Partindo desse pressuposto, dizer que Aracaju não tem acento era também uma
oportunidade de dizer o que ela tem, destacando as características e
peculiaridades da cidade, fazendo menção a coisas boas que existem na capital.
Para o diretor do Núcleo de Mídias Digitais, Danilo Aguiar,
a ação foi de suma importância."Foi a primeira campanha de grande alcance
digital da Prefeitura de Aracaju. Nunca se comentou tanto sobre uma campanha
que foi criada dentro do Núcleo e que tenha tido um alcance tão positivo quanto
esse", declarou, satisfeito.
Até o momento, foram seis publicações na página do Facebook
que juntas obtiveram mais de 511 mil alcances. Com isso, a página da Prefeitura
atingiu 419 mil usuários, o que é quase meio milhão de pessoas e o total de
habitantes de Aracaju. A publicação mais repercutida foi ‘Aracaju não tem
acento Aracaju tem mangaba' que teve 219.218 mil visualizações e 1.353
compartilhamentos.
A sergipana Alice Lisbôa, 19, mora atualmente na capital
paulista e compartilhou a publicação ‘Aracaju não tem acento Aracaju tem
mangaba' em sua página no Facebook. Além de declarar que sente saudades do
suco, ela destaca três pontos positivos. "Primeiro, porque a campanha
integra todos da rede e traz proximidade, o que motiva o pessoal a interagir e
se manifestar; segundo, é informativo, promove também as coisas boas que a
nossa terra tem e nem todo mundo sabe; terceiro, estimula a criatividade, além
de ser bem divertido", observou. "É incrível, interativo e
massa", completou, animada.
Perfis e páginas de instituições, grupos políticos e hotéis
de Aracaju também aderiram à campanha, muitos complementaram a frase inserindo
algo do cotidiano deles, adicionando um conteúdo próprio para compartilhar a
mensagem tanto de forma positiva mas também negativa. O conteúdo crítico criado
pelos usuários nas redes sociais é vista de forma legítima pela Prefeitura de
Aracaju, pois é um meio que o cidadão tem para se expressar diante dos
problemas da cidade. A administração reconhece essas dificuldades e possui uma
equipe preparada para atender a população.
Thiago Melo é graduando em jornalismo e compartilhou uma das
publicações em seu Twitter porque aprovou a iniciativa. "Eu achei inovador
e essencial este tipo de campanha através das redes sociais, algumas pessoas
que moram em outros estados possuem esse hábito de acentuar o nome da nossa
capital, inclusive já vi vários artistas fazendo o mesmo, e com essa ação da
prefeitura acredito que vai chamar a atenção e as pessoas irão aprender a
escrever de forma correta, afirmou.
E a campanha não pára por aí, serão novas publicações e
novas adições de características, o que é uma nova linguagem que se inicia e
que causa uma aproximação com o público e cria uma relação de afinidade entre a
Prefeitura de Aracaju e a população sergipana. A campanha está disponível em
três plataformas: Instragram, Facebook e Twitter.
Para o esclarecimento
A palavra Aracaju é oxítona (nome que se dá às palavras cuja
sílaba tônica é a última) terminada com a letra "u" precedida de uma
consoante e por isso, não recebem acento gráfico. As oxítonas terminadas em
"u" que recebem acento são as que terminam em hiato, ou seja, a letra
"u" precedida de uma vogal. Assim: baú, Anhangabaú, Mundaú, Jaú.
Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br
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