terça-feira, 15 de maio de 2018

Biblioteca Pública Infantil trabalha literatura inclusiva

 As crinaças aproveitam a ocasião para ler gibis

 A Biblioteca também levou sua equipe para 
a Fundação Pedro Paes Mendonça

 Crianças assistidas pela fundação ouviram 
histórias especiais nessa segunda-feira

 Equipe da Biblioteca lendo os livros da vez

 E conhem toda a estrutura do local

Crianças do Colégio São Lucas participaram
 do Projeto Teia Literária
Fotos: Lucas Matheus/Secult

Publicado originalmente no site da SECULT, em 14 de maio de 2018

Biblioteca Pública Infantil trabalha literatura inclusiva

Crianças do Colégio São Lucas participam de atividade na Biblioteca Infantil 

O alto índice de estudantes portadores de deficiência vem modificando a forma em que as escolas enxergam a educação inclusiva no país. Pensando neste tema, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Pública Infantil, inseriu no “Projeto Teia Literária – Mediação de Leitura” a literatura inclusiva como temática neste mês. Na manhã desta segunda-feira, 14, alunos do Colégio São Lucas visitaram a unidade e participaram das dinâmicas estabelecidas pelo projeto.

Com três anos de criação, a teia literária é voltada para atividades de Mediação de Leitura. Utilizando temáticas específicas como: poesia, autores sergipanos, lendas, contos de fadas, fábulas, quadrinhos, cordel e outros, a literatura é apresentada para as crianças de forma lúdica, através da narrativa ou leitura dos livros escolhidos. Após a leitura, inicia-se uma discussão acerca do tema, onde todos expõem as ideias debatidas no momento da contação.

Duas obras voltadas ao tema foram contadas para a turma de ensino fundamental do Colégio São Lucas. “A Joaninha Aninha” da escritora Miriam Leonila de Oliveira, e “Bruna: Uma amiga Down mais que especial” da escritora Celina Bezerra. “Quando entramos em comunicação com a Biblioteca, vimos que o nosso colégio estava em conexão com o tema elaborado na teia literária. Estamos trabalhando a educação inclusiva e o bullying em sala de aula, por isso os trouxemos para participar desse projeto que é tão rico em informações por meio de histórias”, disse a coordenadora Susana Dias.

A diretora da Biblioteca Claudia Stocker ressalta que a escolha do tema é advinda da VIII edição do Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe, realizado em março deste ano. “A teia literária é um projeto muito trabalhado por nós, onde misturamos temas do cotidiano com a leitura. Acreditamos bastante nessa forma lúdica de educar as crianças, sejam elas de menor ou maior faixa etária”, afirmou.

Participação da Biblioteca Infantil na Fundação Pedro Paes Mendonça

Nesta mesma manhã, a Biblioteca levou também a atividade de contação de histórias para a Serra do Machado, localizada no município de Ribeirópolis/SE, mais precisamente na Fundação Pedro Paes Mendonça. A unidade foi convidada para participar de uma atividade de extensão da instituição com o intuito de renovar os votos familiares por meio deste tipo de dinâmica literal.

Doações para a Biblioteca

A Biblioteca Pública Infantil continua aceitando donativos de voluntários que possam contribuir com livros infantis, gibis, brinquedos e jogos, artigos de decoração infantil, almofadas e tapetes, painéis e fantasias infantis. Escolas e grupos interessados em participar das atividades devem agendar horário pelo telefone (79) 3179 – 1965. A Biblioteca Infantil está localizada junto à Biblioteca Pública Epifânio Dória, na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, no Bairro 13 de Julho, Aracaju/SE.

Confira a programação do mês

14 a 17/05 – Projeto Teia Literária – Mediação de Leitura – Temática: Literatura Inclusiva – Horário: Das 09h às 15h

18/05 – Projeto Aprender e Capacitar – Oficina de Contação de Histórias para Educadores do Projeto #EuLeio! – Ministrantes: Osaneide Rosa e Claudia Stocker – Horário: Das 08h às 12h.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário