quinta-feira, 31 de maio de 2018

REGISTRO: Ilustrador sergipano Cândido de Faria no Ocupe a Praça

Evento ocorre quarta-feira, 30, no Centro Cultural de Aracaju
Foto: Divulgação

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 29/05/2018 

REGISTRO: Ilustrador sergipano Cândido de Faria no Ocupe a Praça

Evento ocorre quarta-feira, 30, no Centro Cultural de Aracaju

O ‘Ocupe a Praça’ desta semana é especialmente dedicado ao ilustrador sergipano Cândido de Faria, nascido em Laranjeiras, em 1849. Ele formou-se na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro e, em 1882, chegou à França, onde fez os cartazes dos primeiros filmes da Pathé e tornou-se o principal ilustrador da empresa. O evento acontece nesta quarta-feira, 30, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, a partir das 17h. O projeto, que completou um ano neste mês de maio, faz parte do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

“Essa edição é um momento muito especial, pois vamos apresentar a Sergipe o ícone da representação artística sergipana que é ovacionado até hoje na França. O nome de Cândido de Faria pode ser desconhecido para a maioria dos sergipanos, mas ele é reconhecido mundialmente como um dos chargistas, cartazistas e artistas plástico mais completo que o mundo já teve. Ele faz parte da história da Caricatura Brasileira e dos primórdios da Sétima Arte, sendo ícone de referência”, detalhou a coordenadora do NPD, Graziele Ferreira.

Segundo Graziele, a missão desta edição do ‘Ocupe a Praça’ é homenagear o laranjeirense que movimentou e movimenta a indústria do cinema assinando um dos primeiros cartazes de filme da história. “Tudo a ver com o nosso projeto que fala sobre audiovisual aliado a valorização da cultura e arte”, ressaltou.

A programação do ‘Ocupe a Praça’ inicia com a diretora da Fundação Pathé, Stéphanie Salmon, e a pesquisadora de Cândido de Faria e professora da UFS, Germana Araújo, no ‘Liquidifica Diálogos’, espaço idealizado para ser centro de debate sobre a temática. “Será uma oportunidade interessante para o público e estudiosos da área discutirem com duas pessoas que deixam viva em nossas memórias nomes como o Cândido de Faria. Além de ser um espaço de contribuir com questionamentos e sugestões sobre o audiovisual e a importância de artistas como ele para a nossa cultura”, afirmou Graziele.

Em seguida, será exibido o Les Victimes de l'alcoolisme, curta-metragem do primeiro cartaz produzido por Cândido de Faria na Pathé. Para fechar a noite, a partir das 20h, terá apresentação do novo show do grupo sergipano Nanã Trio, apresentando um repertório junino com participação da Rural do Forró.

Fonte: AAN

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário