sexta-feira, 18 de maio de 2018

Aluno da rede municipal participará da Conferência Nacional do Meio Ambiente

 O aluno Rafael Soares será um dos delegados de Sergipe na 
V Conferência do Meio Ambiental. 

 A coordenadora pedagógica da Emef José Conrado,
 Ivanilde Meneses, destaca o orgulho que sente de Rafael

 Além da Emef José Conrado, outras cinco escolas municipais de Aracaju 
participaram da etapa estadual, entre elas a Emef Sabino Ribeiro

A Emef Thetis Nunes também apresentou seu 
projeto na Conferência Estadual
Fotos: Semed

Publicado originalmente no site da PMA, em 17/05/18 

Aluno da rede municipal participará da Conferência Nacional do Meio Ambiente

 O aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, do Bairro São Conrado, Rafael Soares Santos, de 12 anos, será um dos 15 delegados sergipanos que representarão o estado na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A Conferência Estadual aconteceu nessa quinta-feira, 16, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus São Cristóvão.

Rafael, que cursa o 7º ano na Emef, trabalhou, junto a outros alunos da escola, no tema 'Cuidando da Água da Nossa Escola'. O projeto será apresentado na Conferência Nacional como objeto de reflexão e discussão entre os participantes, no intuito de fortalecer a cidadania nas escolas e comunidades de todo território brasileiro. A etapa nacional da Conferência será realizada, em Brasília, no período de 15 a 19 de junho. Além de Rafael, cinco outros alunos da rede municipal participaram da etapa estadual.

Segundo a coordenadora pedagógica da José Conrado, Maria Ivanilde Meneses, a participação dos alunos estimula o protagonismo dos estudantes. “Na nossa escola temos a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, a Convida, em que realizamos oficinas, envolvendo os alunos, para que pensem juntos em soluções para diversas problemáticas. Acredito que isso tenha contribuído na preparação do Rafael para a Conferência”, destaca.

A coordenadora comemora o fato de que Rafael voltará preparado para articular melhorias para a escola, comunidade e sociedade. “Vários professores, alunos e nós, gestores, arregaçamos as mangas e trabalhamos na articulação do projeto. E ele, voltará com mais ferramentas ainda para a escola. Com a delegação, será possível fomentar a aprendizagem e o melhor funcionamento possível dentro e fora da escola”, explica.

O aluno Rafael expressa sua felicidade em representar a escola pois, segundo ele, todos abraçaram o projeto e estão colhendo os frutos. “A gente quer sensibilizar as pessoas para que elas tenham o entendimento do quanto gastam água de maneira desnecessária e o quanto é possível economizar. Além da mudança de hábitos na escola, percebo que meus familiares também estão deixando para trás alguns hábitos de desperdício. Isso é muito legal”, pontua.

V CNIJMA

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se de uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país com o objetivo de promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e discussões, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Para mais informações acesse ao link: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário