segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Movimento é intenso no início da Feira da Leitura de SE.

 Feira foi aberta na tarde desta sexta-feira, 6.

 Professora Lindojosy com os alunos.

 Paulo Sérgio, presidente da Edise.

Cordelista Salete Nascimento.
Créditos - Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 06/11/2015.

Movimento é intenso no início da Feira da Leitura de SE.

A Flise prossegue até domingo, 8 no Parque da Sementeira.

Foi aberta no final da tarde desta sexta-feira, 6, no Parque da Sementeira, a I Feira da Leitura e do Livro de Sergipe (Flise). O evento prossegue até o domingo, 8 no Parque Augusto Franco [Sementeira] com lançamento de obras, contadores de estória, cordelistas, palestras e apresentações culturais. Idealizada por escritores sergipanos com a finalidade de estimular a leitura, a abertura contou principalmente com a participação de estudantes das redes pública e particular de ensino, professores e cerca de 30 autores.

“Nós trouxemos 30 alunos que estão encantados com a feira no parque. É realmente uma oportunidade para essas crianças e um estímulo à leitura. Eles já visitaram vários estandes e gostaram muito. Para a maioria deles, é uma novidade”, ressalta a professora da Escola Municipal Bebé Tiúba, Lindojosy Lobo.

Segundo o escritor e um dos idealizadores do evento, Robervan Santana, há um desejo por parte dos escritores de ter eventos literários em Sergipe. “Em 2013, eu juntamente com outros escritores a exemplo de Gustavo Aragão, estivemos em Fliporto, lá em Olinda, no Estado de Pernambuco e verificamos que o formato de Feira de Livros deles é bem bucólico, num espaço com muitas árvores e a gente teve a ideia de fazer algo parecido pois na verdade Aracaju nunca teve um evento desses e se conseguirmos reeditar daqui há dois anos, vai ser a bienal de Aracaju”, destaca.

Democratização.

Robervan Santana disse enfatizou a participação de escolas públicas e privadas. “Temos uma boa perspectiva, a ideia é a democratização da leitura e do livro, que todos tenham acesso e não só a questão de comprar livros mais em conta, mas participar de rodas de leitura, contação de história. O pessoal da astronomia vai colocar lunetas para a observação do sol e à noite, as pessoas podem fazer visitação ao planetário para observar os planetas”, diz o autor da obra Os Espanhóis de Sergipe Del Rey.

Edise.

Os Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) levou várias obras publicadas pela Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise). “A Segrase está trazendo para a Flise, um quantitativo de livros, todos editados pela Edise, com autores de Sergipe, o que pra gente é uma honra participar trazendo a nossa cultura pela feira. A Segrase este ano já publicou 17 livros, num total de 77 em três anos, demonstrando que os escritores sergipanos podem editar seus livros com uma qualidade que não deixa a desejar”, enfatiza o presidente da Segrase, Paulo Sérgio Araújo.

Cordel.

No estande de Literatura de Cordel, a escritora Salete Nascimento, disse ter nascido em Nossa Senhor das Dores e cresceu ouvindo o pai Fenelon Soares da Costa [já falecido], lendo livros de cordel.
“Eu cresci com meu pai lendo cordel, ele reunia a família e os amigos para ler e eu cresci vendo e aos cinco anos manifestei a vontade de ler também e ele me ensinou. Veio o instinto de fazer, só que quem fazia era homem, eu fiquei frustrada e castrada muitos anos e somente em 2002 eu estava com um cordel pronto e decidi lançar. Tenho 111 exemplares e meus cordéis falam de tudo: ficção, aventura, história e eu mantenho a cultura herdada do meu pai”, relata acrescentando ter dois filhos poetas.

Por Aldaci de Souza.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário