quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Estudantes participam de concerto educativo da Orsse










Publicado originalmente no site da SECULT, em 27 de setembro de 2017

Estudantes participam de concerto educativo da Orsse

Alunos da rede pública de ensino assistem ao espetáculo do Circuito Musica Brasilis

Uma manhã de interação entre estudantes da rede pública de ensino e músicos da Orquestra Sinfônica de Sergipe marcou a sessão educativa do Circuito Musica Brasilis nesta quarta-feira, 27. A apresentação serviu como ensaio para a última execução do projeto que acontecerá na noite de hoje no Teatro Tobias Barreto, a partir das 20h30. O Circuito já passou por diversos estados do país, e encerra a temporada de concertos em Sergipe, com a direção da cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte.

Participaram da sessão educativa do projeto as instituições: Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, Escola Estadual Manoel Franco Freire e a Orquestra Jovem. O concerto homenageia o grande compositor José Maurício Nunes Garcia numa série em que a música clássica é contextualizada por roteiros teatrais.

A diretora do espetáculo Rosana Lanzelotte agradeceu a experiência de encerrar a série de apresentações em Aracaju e ressalta a importância de repassá-la para as crianças numa sessão educativa. “Tem sido muito oportuno terminar o Circuito Musica Brasilis nesta capital, pois passei uma parte da minha vida aqui. Essa parceria com a Orquestra Sinfônica de Sergipe e as Secretarias de Cultura e Educação foi bastante importante para o desenvolvimento deste concerto didático. Essas peças provavelmente irão mudar a concepção deles do que é música brasileira”, ressaltou.

Paulo Fernandes é coordenador da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins e admirador da música brasileira tocada pela orquestra. “Um momento como este é necessário para que os alunos conheçam a boa música e cada vez mais valorize sua própria cultura. É uma iniciativa maravilhosa para essas turmas, conhecerem de perto a música clássica”, salientou.

O estudante David Nunes que é integrante e violinista da Orquestra Jovem participou da sessão educativa do Circuito e afirmou que o momento serviu de aprendizado para suas próximas apresentações. “Para nós que somos jovens, esse momento foi bastante relevante. Muitos que vieram não conheciam as peças, e com isso, já serviu de aprendizado”, disse.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário