sábado, 2 de setembro de 2017

Sistema Estadual de Museus define projetos para 11ª Primavera dos Museus

 Representantes dos museus.

 Escultura do escritor boquinense Hermes Fontes.

 Reunião com o intuito de definir os projetos
 que irão ser apresentados na 11ª  Primavera dos Museus.

 Dirigentes e representantes dos diversos museus do Estado.

 Diretora de Cultura de Boquim Maria Caitana

Representante do Prefeito Claudionor Vasconcelos
Fotos: Lucas Matheus/Secult.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 31 de agosto de 2017.

Sistema Estadual de Museus define projetos para 11ª Primavera dos Museus

O evento acontecerá entre os dias 18 e 24 de setembro, com atividades em todo o país

Membros do Sistema Estadual de Museus (SIEM) reuniram-se na manhã da última quarta-feira, 30, no Centro Cultural do município de Boquim. A assembleia reuniu dirigentes e representantes dos diversos museus do Estado com o intuito de definir os projetos que irão ser apresentados na 11ª Primavera dos Museus, evento promovido emmais de 900 museus de todo o país oferecendo ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras ações.

A diretora de cultura de Boquim, Maria Caetana mediou à reunião apresentando personalidades culturais da cidade e graduandos concluintes que visam às histórias dos escritores Hermes Fontes e Ana Medina como tema de seus trabalhos de conclusão de curso. Na ocasião, também foi sugerido a criação do Conselho Municipal de Cultura em Boquim.

A presidente do sistema Marta Soraya congratulou o incentivo à cultura do município de Boquim e aproveitou para convida-los a participar da 11ª Primavera dos Museus. “A participação da população de Boquim junto aos alunos das universidades engrandeceu nossa reunião. As idéias deles podem acrescentar bastante nos nossos trabalhos de pesquisa para futuras exposições nos museus”, salientou.

Os projetos definidos foram: “Museu itinerante nas cidades” do Museu de Arqueologia de Xingó/UFS, “A História de Horacio Fernandes Fontes” do Centro Cultural de Boquim, “Exposição em homenagem aos funcionários antigos do Palácio” do Palácio Museu Olímpio Campos de Aracaju, e “Memória dos Brinquedos” do Centro Cultural de Aracaju. Ao longo dos dias, podem aparecer outros projetos que serão divulgados em breve na programação completa do evento.

Representando o prefeito do município de Boquim, o chefe de gabinete Claudionor Vasconcelos parabenizou o sistema pelo fortalecimento cultural realizado nos museus do estado. “O trabalho feito pelo Sistema Estadual de Museus é de extrema importância para a cultura. Percebi na reunião de hoje que os projetos debatidos em pauta saem do papel e tomam forma nos museus”, ressaltou.

A 11ª Primavera dos Museus irá acontecer entre os dias 18 e 24 de setembro com o tema “Museus e suas memórias”. O evento conta com o maior número de inscritos desde a criação da temporada nacional de eventos em 2007. Mais informações sobre a 11ª Primavera dos Museus podem ser obtidas pelo endereço eletrônico primavera@museus.gov.br.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário