sábado, 29 de outubro de 2016

'Vamos à Feira?' é a nova exposição do Centro Cultural

O Centro Cultural de Aracaju fica na Praça General Valadão.
Foto: Funcaju.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 25/10/2016.

'Vamos à Feira?' é a nova exposição do Centro Cultural.
O Centro Cultural de Aracaju fica na Praça General Valadão.

Exposição que retrata a história do teatro de bonecos no Brasil é instalada no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Intitulada “Vamos à Feira?”, a mostra representou a capital sergipana na I Feira de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Portugal, na cidade de Fafe.

Com texto da presidente da Funcaju, Aglaé Fonte, curadoria de Gustavo Vargas e imagens do fotógrafo Adilson Andrade, a mostra conta a história do teatro de bonecos no Brasil evidenciando a importância da feira, principalmente no nordeste brasileiro.

O cenário escolhido para os registros foi o mercado Municipal Thalez Ferraz, onde elementos como frutas típicas da nossa região, crustáceos e o próprio artesanato compõem a exposição. “A união dos bonecos do Mamulengo de Cheiroso, com todo o colorido e expressividades peculiares de nossa feira, ressaltou em imagens que evidenciaram aos olhos de todos que passaram pela exposição um pouco da nossa cultura”, explica o Assessor Especial da Funcaju, Gustavo Aguiar.

De acordo com Aglaé Fontes a exposição evidencia não somente a história dos bonecos de mamulengo, mas também toda a representação da feira em si, enquanto um espaço de compras, trocas e absorção da cultura popular. “A feira é um território popular, um espaço democrático, onde há uma diversidade de gestos e objetos. A exposição une esse local, o local onde o povo se encontra aos bonecos de mamulengo, bonecos esses que contam as histórias do povo e encantam a população”, disse.

O Centro Cultural de Aracaju fica localizado na Praça General Valadão, no centro da capital sergipana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 17h e aos de 8h30 às 13h. A entrada é franca. Mais informações entrar em contato através do 3214.5387

Fonte: Funcaju.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário