quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Fernando Sá lança livro sobre a historiografia sergipana


Registro - Livro lançado em Agosto/2013.
Título - “Capítulos de História da Historiografia Sergipana”,
Autor - Prof. Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá
--------------------------------------------------------------------------
Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 06/08/2013.

Fernando Sá lança livro sobre a historiografia sergipana.

Na ocasião, será lançado o livro “Capítulos de História da Historiografia Sergipana” do prof. dr. Antônio Fernando de Araújo Sá do departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Por: JornaldaCidade.Net

No dia em que o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS) comemora 101 anos de existência, uma série de atividades, alusivas à data, acontecerá em sua sede- localizada à rua Itabaianinha, 41-, logo mais, a partir das 16h. Na ocasião, será lançado o livro “Capítulos de História da Historiografia Sergipana” do prof. dr. Antônio Fernando de Araújo Sá do departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Publicado pela Editora UFS, o referido livro pretende despertar o interesse dos estudantes de licenciatura do curso de História da UFS, para com o trabalho desenvolvido por importantes historiadores sergipanos do passado, hoje esquecidos, a exemplo de João Ribeiro, Bernardino José de Souza, Felte Bezerra e José Calasans.

Segundo Fernando Sá, a motivação para escrever esse livro foi surgindo ao longo de sua carreira acadêmica na UFS, à frente da disciplina “Historiografia Brasileira”. “Na década de 1990, quando cheguei a Sergipe, para ensinar na universidade, trabalhei com a disciplina Historiografia Brasileira que estava se tornando disciplina obrigatória na reforma curricular. Como sempre imagino trazer o tema para os estudantes como uma forma de transformar essa disciplina numa oficina de trabalho, a melhor forma seria estudar os autores sergipanos. Primeiro, eu fiz um trabalho com os alunos para eles conhecerem os próprios professores que tinha passado pelo departamento, dentre os quais, Ibarê Dantas, Beatriz Góis Dantas, Maria Thétis Nunes, José Silvério Leite Fontes, e o que chamou a atenção é que vários desses alunos foram descobrindo temas interessantes sobre a historiografia e publicando livros sobre o assunto, a exemplo de Itamar Freitas que depois publica dois livros: ‘A Escrita da História na Casa de Sergipe’ e ‘Historiografia Sergipana’”.

Esse trabalho desenvolvido com os futuros historiadores, em sala de aula, fez com que Fernando Sá revisitasse alguns autores sergipanos desconhecidos das novas gerações. Nos seis capítulos em que é dividida sua mais nova publicação, ele discorre sobre ‘João Ribeiro e a Historiografia no Brasil’; dedica um ensaio sobre o livro “Ciclo de Carros de Boi no Brasil” de Bernardino de Souza; analisa o trabalho de Felte Bezerra e a Historiografia Sergipana; aborda a contribuição de José Calasan na renovação da historiografia brasileira através dos estudos folclóricos; avalia criticamente a historiografia sergipana nos últimos 50 anos e, finaliza, comprovando a contribuição do departamento de História da UFS para com a História da Historiografia Sergipana.

“Dentre os historiadores, que eu conheci da historiografia brasileira, esses foram o que me interessaram. O João Ribeiro, sobretudo, por trabalhar não só com a história do Brasil propriamente dita, mas também o folclore, a literatura, a poesia, quer dizer, interessam-me muito esses polígrafos que escrevem sobre vários temas. Na verdade, essa escolha foi em torno de uma simpatia com os trabalhos desses autores e por eles estarem esquecidos”, explica Fernando Sá...

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário