sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Nova geração leva artes plásticas para as ruas

 Tintiliano desenvolve um trabalho com referências impressionistas.
Fotos: Silvio Rocha.


  Ismael Pereira é uma das maiores referências do neo-regionalismo nordestino.
Foto: Alejandro Zambrana.

Galeria Álvaro Santos revela talentos com o 'Salão dos Novos.
Foto: Pedro Leite.

Publicado originalmente no site da PMA, em 02/09/2010.

Nova geração leva artes plásticas para as ruas

Por Gabriel Cardoso (estagiário)

Falar de artes plásticas em Sergipe e não lembrar de nomes como Horácio Hora, Jenner Augusto, J. Inácio, Álvaro Santos e Florival Santos é cometer um pecado. Os quadros desses artistas sempre serviram de inspiração para as novas gerações, incansáveis na busca por meios de perpetuar e agregar valores à tradição artística local. A riqueza das artes plásticas sergipana é evidente; e Aracaju, sem exageros, concentra quase toda essa movimentação artística.

É comum que os talentos das mais diversas modalidades saiam de sua cidade natal, em direção à capital. Assim aconteceu com Horácio Hora, nascido em Laranjeiras, e com J. Inácio, que veio de Arauá para Aracaju. Esse movimento não se esgotou, nem deve cessar. Em Aracaju, concentram-se os aspectos socioculturais de todo o estado, belas paisagens, oportunidades econômicas e a maioria dos espaços voltados ao mundo das artes, como as galerias e os ateliês.

Não são muitos os espaços direcionados ao universo das artes plásticas na capital sergipana. Entretanto, tem-se percebido uma mudança, ainda que sutil, de mentalidade, tanto do poder público, quanto da sociedade, no que diz respeito a essa modalidade artística. Para o diretor da Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), Luís Adelmo Soares, a capital possui um inestimável potencial de renovação artística.

"Nos últimos anos, a Galeria Álvaro Santos tem aberto suas portas para levas de jovens artistas, através de projetos como o ‘Salão dos Novos'. O que mais me chama atenção é a criatividade e a seriedade de muitos desses artistas que, cada vez mais cedo, se preocupam em alavancar sua trajetória no campo das artes plásticas", afirma Luís Adelmo.

O diretor da GAAS também destaca a participação da Prefeitura de Aracaju nesse cenário de renovação. "A administração municipal tem dado um suporte sem precedentes à Galeria Álvaro Santos. Recentemente, fomos notícia na TV aberta em nível nacional, por conta de uma de nossas exposições. Como consequência disso, o público se mostra mais presente e entusiasmado", conta.

Emigrantes

Além da Galeria Álvaro Santos, espaços como as galerias do Sesc, no Centro, e J. Inácio, na Biblioteca Pública Epifânio Dória; o Cultart, na avenida Ivo do Prado; a Galeria Jenner Augusto, na Sociedade Semear, e o Espaço Cultural da Escola de Idiomas Yazigi são os principais redutos das artes plásticas em Aracaju. Nesses locais, os artistas dialogam e trocam experiências em exposições coletivas ou individuais. Alguns, no entanto, acabam seguindo um caminho diferente e vão desembocar além das fronteiras sergipanas.

Assim foi com o grande Jenner Augusto, que saiu de Aracaju para integrar o movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, na década de 50, ao lado de figuras como Carybé, Mário Cravo Jr. e Genaro de Carvalho, entre outros. Algo semelhante aconteceu com o pintor e escultor Ismael Pereira. Grande referência para as novas gerações, o artista nasceu em Capela, em 1940, e viveu alguns anos na capital sergipana, antes de ir construir uma sólida carreira artística em Alagoas.

Ismael passou quase 40 anos no estado vizinho. Fixou-se em Arapiraca entre 1968 e 2005. A presença do folclore alagoano na obra de Ismael Pereira é marcante, mas é possível detectar também símbolos da sua terra natal, como o caju. Hoje, ele desenvolve seu trabalho na própria casa, onde vive com a mulher e os filhos, em Aracaju.

O artista, uma das maiores referências do neo-regionalismo nordestino na pintura, se mostra otimista com o futuro das artes plásticas na cidade onde vive. "Tem-se investido mais nas artes plásticas e acredito que essa tendência continue. As artes mantêm acesas as chamas da memória de um lugar e de seu povo. É preciso valorizá-las", argumenta.

Renovação

Os experientes artistas sergipanos tais como Adauto Machado, Beto Pezão, Luis Adelmo, Antonio da Cruz e o próprio Ismael Pereira vêem surgir nomes promissores no cenário aracajuano das artes plásticas. Fábio Sampaio e Cléber dos Santos Tintiliano são dois exemplos. Os jovens artistas têm se destacado nos últimos anos e possuem uma característica em comum: o entusiasmo em levar arte para as ruas.

Fábio Sampaio, 30 anos, é idealizador de alguns projetos artísticos, dentre os quais o Projeto Caju na Rua, que recebe apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). Natural de Santos (SP), o artista reside em Aracaju desde os 21 anos e já participou de várias exposições na capital sergipana. "Aracaju me acolheu e fez com que desenvolvesse meu trabalho de maneira satisfatória. O apoio ao artista plástico local está aumentando e espero aproveitar bem esse momento", afirma.

Já Cleber dos Santos Tintiliano, 29, é mais um que sai do interior para a capital em busca de reconhecimento e novas inspirações. Nascido em Propriá, Tintiliano logo se muda para Aracaju, depois de arriscar as primeiras pinceladas na cidade natal, incentivado pela avó. "Eu comecei observando as pinturas em cerâmica que minha avó fazia para vender aos turistas, durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes. Em seguida, passei a acompanhá-la. Tudo começou ali, ainda em Propriá", conta.

Em Aracaju, Tintiliano desenvolve um trabalho com referências impressionistas amparadas pelos cenários da capital sergipana. Suas aquarelas retratando importantes pontos da cidade já adquiriram certa fama. Outra especialidade do jovem artista é o óleo sobre tela de inspiração impressionista. "Minha identificação com o impressionismo é muito forte, pois gosto de sair do ateliê e retratar o que vejo. Os cenários aracajuanos são, no momento, minha maior fonte de inspiração", revela.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário